sexta-feira, 22 de julho de 2016

SINPROESEMMA realiza Assembleia vitoriosa em São Luís, derrota o que ainda resta de oposição e elege Delegados ao Contema

 O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (SINPROESEMMA) realizou na manhã desta sexta-feira, 22, a assembleia que escolheu os delegados do 1º Congresso Extraordinário dos Trabalhadores em Educação do Maranhão (CONTEMA), que ocorrerá nos dias 17 e 18 de setembro, no Praia Mar Hotel, em São Luís. Durante a assembleia, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), os participantes também obtiveram informações sobre o andamento da campanha salarial 2016.
A presidente do SINPROESEMMA, Benedita Costa, abriu os trabalhos da assembleia com a leitura do edital de convocação. Em seguida, a secretária geral do Sindicato, Janice Nery, compartilhou informações regimentais sobre o processo de escolha dos delegados e estipulou 20 minutos para que os educadores indicassem nomes para compor a chapa.
Encerrada essa etapa, foi deferido o registro de apenas uma chapa, aprovada pelo plenário da assembleia. A segunda chapa não obteve o registro porque seus componentes não conseguiram reunir a indicação dos 26 nomes, conforme o regimento, sendo 22 delegados titulares e quatro suplentes.
Informes
A segunda parte do encontro, como previa o edital de convocação, foi destinada aos informes. A presidente do SINPROESEMMA parabenizou os educadores eleitos e destacou que eles terão o compromisso de representar os interesses da educação no Congresso Extraordinário doSINPROESEMMA.
Para Benedita Costa, o CONTEMA ocorrerá em meio à instabilidade política e econômica, cenário que ameaça direitos conquistados nos últimos anos. “Vivemos um desmonte de direitos no Brasil. O que vinha sendo feito para reparar injustiças, agora, está indo por água abaixo”, criticou.
Entre os exemplos, a dirigente citou a iniciativa do governo interino de Michel Temer (PMDB) em extinguir a aposentadoria especial para magistério, cujo objetivo é substituir a aposentadoria dos docentes após 25 anos – para mulher – e 30 anos, para homem, pela aposentadoria aos 65 anos de idade.
Outra medida apontada como retrocesso é a desvinculação das receitas da União, iniciativa que desobriga estados e municípios a investirem percentuais mínimos na educação básica, e a chamada meritocracia, proposta que condicionará os aumentos salariais aos indicadores de avaliação das escolas.
Na rede estadual, Benedita enumerou algumas das recentes conquistas dos educadores, como o pagamento das progressões salariais, o concurso público e a ampliação da jornada, que possibilitará aos professores com 20 horas semanais a mudança para o regime de 40 horas semanais, ao mesmo tempo que garantirá a regularização funcional, para quem tem duas matrículas, a partir da exoneração da mais recente e ampliação da antiga.
Como desafio, Benedita apontou a luta pelo reajuste de 11,36% como uma das principais reivindicações e reafirmou o compromisso de continuar lutando pela recomposição salarial. “O Sindicato continua firme na nas suas cobranças e não abre mão dos direitos dos trabalhadores”, ressaltou.

Um comentário:

  1. Os delegados eleitos dia 22 para oContema não representam a base da categoria porque a base da categoria não estava presente. A diretoria do sindicato realizou a assembleia no período de férias porque sabe muito bem que os professores de São Luís não votariamem ninguém ligado à atual diretoria do sindicato. Além disso, o pouco número de professores presentes não representa o mínimo dos professores sindicalizados na ilha de São Luís. Talvez por isso todos os membros da diretoria foram chamados a comparecer ao evento. Olhei caras que nunca tinha visto em assembleias do sindicato e pessoas que sequer estão em sala de aula, como Luzinete Gomes, que trabalha na Ure no São Francisco e estava, como a mesma me confirmou pessoalmente, totalmente por fora do processo. Só uma pessoa totalmente desinformada para dar crédito a essa delegação. E a essa assembleia.

    ResponderExcluir