quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Em Artigo, Francisco Saraiva Júnior destaca 7 anos do SINFA

President do SINFA - MA, Francisco Saraiva Júnior
Há 10 anos, em um 7 de agosto, servidores da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Estado do Maranhão (AGED-MA), reuniram-se em Assembleia Geral para fundar o Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária do Estado do Maranhão (SINFA-MA). 

 Decidiram-se após constatar que a representação sindical se impunha, para defender os interesses dos integrantes do Grupo AFA (Atividades da Fiscalização Agropecuária) perante as autoridades competentes.

Ao longo dos anos tem sido o desaguadouro natural das insatisfações dos companheiros e o condutor das lides em defesa dos direitos das categorias que integram a classe de servidores da fiscalização agropecuária. Grandes momentos dividimos e continuamos unidos pelo respeito que devemos merecer e pela contribuição que damos ao desenvolvimento do Estado em nossa área de atuação.

Recordar é preciso: o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), cuja revisão é uma das bandeiras de nossa atual pauta de reivindicações, nasceu da luta sindical. Juntos defendemos a institucionalização de nossa atividade, da mobilização para a confecção do documento-base até a sanção governamental da Lei n° 9.492, de 10 de novembro de 2011, em que se transformou o Projeto de Lei 244/2011.

Sem desmerecer outros líderes de expressão em nossos quadros, queremos destacar a ação de comando dos companheiros Hamilton Cruz, Eric Takashi Mesquita e Wennder Rocha (presidente dos técnicos agrícolas). Incansáveis na convocação dos integrantes da categoria, souberam acender e alimentar a chama pela conquista, manter elevada a crença de que esmorecer era improdutivo.

Nestes 10 anos, que comemoraremos na Assembleia Geral do dia 13 de agosto, soubemos, com equilíbrio, conduzir os interesses da categoria sem atropelar a plataforma oficial da política de nossa AGED. Ao contrário, até nos deixamos atropelar pelas, às vezes, pouco convincentes justificativas da máquina administrativa pela desatenção imediata aos nossos pleitos.

Fomos mais compreensivos que compreendidos, mas não esmorecemos. Conduzimos, com responsabilidade, mas firmeza, os propósitos que animam nosso movimento, integram nossa pauta e esperam decisões firmes e definitivas das autoridades competentes. Não agimos simplesmente na defesa de interesses corporativos. Nossas demandas atentam para o fortalecimento de nossa posição, sim, mas pela oportunidade de contribuir pelo bem do Maranhão. Em favor da vocação agrícola do Estado.

Nesta hora, reverenciarmos os pioneiros que constituíram a célula-máter de nossa entidade, os que emprestaram sua ajuda ao fortalecimento da instituição (o então deputado estadual, hoje federal, José Carlos do PT; o líder sindical Márfio Lima, ministrador dos nossos Seminários de Formação Sindical Básica; o ex-deputado federal Lourival Mendes; o ex-governador José Reinaldo Tavares; os jornalistas que divulgam nossas atividades).

No centro do furacão estamos nós, todos os companheiros, trocando experiências e demonstrando determinação. Unidos no processo de amadurecimento constante e decisivo para consolidar as nossas conquistas. Nosso exemplo de união e capacidade de luta influenciou a categoria em outros Estado, conforme constatamos desde a implantação de nosso PCCR, fruto da luta do SINFA-MA.

Por tudo isso, temos, SIM,  o que comemorar: a posição estratégica das carreiras; a instituição do plano de carreiras; os serviços assistenciais prestados pelo sindicato; o respeito dos administradores públicos. Mas não descansamos sobre os louros. Até porque há sempre alguma coisa a perseguir, algo a consolidar. O aprimoramento do que nós e o Estado precisamos para tornar produtivo nosso fazer.

É o que move o espírito dos atuais líderes, que avançaram do espaço local para a paisagem nacional: temos a atenção e o respaldo de entidades regionais e nacionais, a confiança de grupos que nos consultam para suas demandas e representação em foros no País e no Exterior.

Onde quer discutam a realidade da fiscalização agropecuária brasileira lá estamos: no Ministério da Agricultura, Produção e Abastecimento (MAPA), na União Nacional dos Fiscais Agropecuários (UNAFA), na Frente Parlamentar em Defesa da Fiscalização Agropecuária, na Força Sindical, no DIEESE e nos muitos conclaves independentes.

Por isso, exaltamos estes 10 anos! E o fazemos em nome de numerosa equipe voltada para o apoio técnico-científico aos produtores e criadores do Maranhão, na certeza de nossa contribuição à evolução dos seus empreendimentos e ao fortalecimento da economia do Estado. Colocamos nossa energia a serviço do empreendedorismo deles como quando combatemos as doenças de suas lavouras e vacinamos seus rebanhos, prevenindo as zoonoses.

Considerando nossa vocação agrícola, reafirmamos que nossa redenção está no campo.

Por uma AGED-MA forte e respeitada. Viva o SINFA-MA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário