segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Governo do Maranhão inicia processo para implantação de polos de confecção


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio (Seinc), iniciou os procedimentos para implantação de polos de confecção – facções de costura – em 10 municípios pertencentes ao programa Mais IDH, como estratégia de inclusão sócio produtiva de 300 mulheres.

O projeto tem como objetivo fomentar a instalação de unidades produtivas de natureza inclusiva nos 10 municípios, por meio da incubação de duas cooperativas de confecção, as quais irão ordenar, supervisionar, comercializar e gerir a produção.

Na primeira fase, denominada piloto, os municípios atendidos serão: Amapá do Maranhão; Serrano do Maranhão; Centro Novo do Maranhão; Cajari; Pedro do Rosário; Brejo da Areia; Conceição do Lago Açu; Lagoa Grande do Maranhão; Marajá do Sena e Satubinha.

O projeto foi dividido em três fases. Na primeira são feitas a identificação das dinâmicas socioeconômicas do território, a elaboração do plano de investimentos e a construção das estratégias de incubação.

Na segunda fase, denominada incubação, ocorrem a mobilização e seleção de empreendedoras, oferta de capacitação técnica e gerencial, formalização de cooperativas, aquisição de equipamentos e instalação física das sedes das cooperativas e o acesso ao mercado.

Na última fase, chamada de graduação, ocorre a diversificação da carteira de clientes, o desenvolvimento de novos produtos, a autonomia operacional e gerencial e a ampliação de escala e capacidade de geração de renda.

Para o secretário de Indústria e Comércio, Simplício Araújo, a implantação desses polos vai contribuir ainda mais com a diminuição das desigualdades existentes nos municípios de menor IDH. “Estamos fortalecendo os municípios do estado, oferecendo o apoio necessário para que esses municípios consigam produzir, fomentando a instalação de unidades produtivas para que, com isso, exista um real aumento no emprego e na renda dessa população”, destacou o secretário.

Moradores destacam iniciativa do Governo

A proprietária da Malharia Lino, Edilene Lino, de Centro Novo do Maranhão, cidade distante 478 km de São Luís, afirmou que o projeto é de fundamental importância para a geração de emprego e renda na região, o que, segundo ela, vai diminuir a dependência da administração local e ajudar na capacitação das mulheres para a atividade de confecção.

Em Cajari, Maria Teresa, de 56 anos, foi presidente do clube das mães carentes da cidade, que desenvolvia atividades de costura e bordado para 30 mulheres. Ao saber do projeto do Governo do Estado, Maria Teresa destacou que a implantação do polo de confecções na cidade vai reaquecer o setor. “Estamos aguardando ansiosamente a instalação desse polo de confecções”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário