segunda-feira, 29 de agosto de 2016

XIII Parada do Orgulho LGBT reúne milhares de pessoas pelo direito a diversidade e identidade de gênero


Milhares foram à Avenida Litorânea 
Com a proposta de refletir sobre a reafirmação dos direitos humanos do segmento LGBT, milhares de pessoas participaram da XIII Parada do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros), que encerrou a programação da Semana da Diversidade 2016, no último domingo (28), na Avenida Litorânea.

A Semana marcou, também, a agenda do movimento no Estado, promovendo a visibilidade do segmento, com destaque para a temática “Lei de identidade de gênero: a ameaça para a cidadania LGBT no contexto político de ataque a ordem democrática e aos direitos humanos”.

A Parada LGBT foi promovida pelo Grupo Gayvota, Associação Maranhense de Travestis e Transexuais (Amatra), Fórum LGBT, Coletivo Curta a Diversidade e Coletivo Atraque, com o apoio do Governo do Estado, por meio da secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular.

“Esse ano, a Semana da Diversidade defende uma questão fundamental, de que toda pessoa tenha o direito de ser chamada pelo seu nome social e ser reconhecida em sua identidade de gênero. O Governo do Estado apoia essa luta e respeita a diversidade de gênero de cada um, sobretudo, nesse momento político que ataca gravemente os direitos fundamentais das pessoas”, defendeu o secretário de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, durante a parada que chamou atenção para o fortalecimento da luta do público LGBT na conquista de direitos.

Marlon Abrantes, representante do Coletivo Atraque e um dos coordenadores da Semana, destacou que o intuito foi renovar e politizar a comunidade LGBT. “Temos um desafio muito grande que é promover o interesse da nossa categoria pelas pautas políticas em todos os aspectos. E esse ano, enfatizamos a Lei de Identidade de Gênero, que é muito importante para nós, em especial, para a comunidade trans e travestis”, pontuou.

“Com esse novo cenário politico, vamos reiniciar a luta por nossos direitos, pois perdemos os poucos que garantimos. O momento é de reforçar a militância, porque cumprimos todos os nossos deveres enquanto cidadãos”, ressaltou Vanessa Yuslli,Miss Glamour World Gay Brasil, que prestigiou o evento.

O percurso foi animado ao som de DJs e contou com equipes da polícia militar, do corpo de bombeiros e da SAMU para garantir a segurança e o bem-estar dos participantes durante o trajeto. A XIII Parada do Orgulho LGBT contou ainda com o apoio das secretarias estaduais da Mulher e Saúde; da Prefeitura de São Luís, por meio da Blitz Urbana e da secretaria municipal de saúde; Da Defensoria Pública do Estado.

Semana da Diversidade

A programação da XIII Semana do Orgulho LGBT foi diversificada e incluiu oficinas de maquiagem, sessões de cinema, aulões sobre religiosidade e aceitação da identidade, mesa de debates.

O secretário Adjunto de Direitos Humanos da Sedihpop, Jonata Galvão, na mesa de abertura destacou as ações do Estado para o segmento. “Nesse sentido, temos avanços significativos com a criação da Coordenação de Promoção dos Direitos da População LGBT, dentro da estrutura da Sedihpop, e caminhamos agora para a criação do Conselho e, em breve, a implantação do Plano Estadual”, pontuou. “E a importância dessas ações se dá pela transversalidade de políticas públicas necessárias para reforçar a garantia de direitos a esse público”, ressaltou.

“A programação da semana foi montada no sentido de conscientizar a sociedade e o público LGBT sobre a luta por nossos direitos, pois só assim poderemos ser respeitados. Finalizamos com a nossa tradicional Parada Gay, com saldo positivo de participação do público e de que plantamos a nossa semente”, avaliou Betinho, do Grupo Gayvota.  

Participaram, também, da abertura, a presidente da Associação Maranhense de Travestis e Transexuais (Amatra), Andressa Sheron; a Secretária Adjunta da Secretaria Extraordinária de Igualdade Racial, Socorro Guterres; e o representante da comissão organizada da Semana da Diversidade, Airton Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário