terça-feira, 13 de setembro de 2016

Policiamento ostensivo garante normalidade na circulação de ônibus em São Luís


A ação imediata do Sistema de Segurança do Maranhão, ao prender quatro suspeitos de terem ateado fogo em um ônibus, na Avenida Kennedy, em São Luís, nesta segunda-feira (12), foi decisiva para garantir a normalidade dos serviços de transporte público na capital.

“A resposta da corporação foi imediata. A Polícia Militar rapidamente prendeu quatro suspeitos. Este policiamento ostensivo tem garantido o aumento de apreensões de armas, de drogas e de foragidos da justiça”, ressaltou o comandante do Comando do Policiamento de Área Metropolitana 1 (CPAM1), Coronel Pedro Ribeiro.

Três adolescentes foram apreendidos e um suspeito preso por participação no ataque, as prisões foram realizadas pelo Grupo de Serviço Avançado do 9º Batalhão, pouco tempo depois da ocorrência.

“Com a prisão dos quatro suspeitos, já chegamos ao nome de outros dois suspeitos de participar da ação criminosa. Desde ontem (12), tanto a Polícia Civil como a Polícia Militar estão fazendo uma operação no Bairro de Fátima para localizar os criminosos”, disse o superintendente Estadual de Investigações Criminais (SEIC), Thiago Bardal.

Ônibus em circulação

Após diálogo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública, o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Estado Maranhão (Sttrema) garantiu a circulação dos ônibus pela cidade. “Nós teremos novas reuniões com a cúpula da polícia para reavaliarmos o que está sendo feito para coibir este tipo de prática”, disse o presidente do Sttrema, Isaias Castelo Branco.

Ainda segundo o coronel Pedro Ribeiro, o Sistema de Segurança tem respondido, as investigações estão sendo feitas, e o policiamento ostensivo tem sido realizado, resultado disso foi a redução de 25% do número de assaltos a ônibus na Ilha no mês de agosto, em relação a julho.

“A população vê os resultados das operações ‘Malha Metropolitana’, com policiais em viaturas nas principais avenidas, abordando também os ônibus. Além da ‘Busca Implacável’, que consiste na interceptação de ônibus em movimento”, complementou Pedro Ribeiro.

O coronel Frederico Beltrão, supervisor do Comando Geral, explica a metodologia de trabalho da polícia para garantir a efetividade das ações. “Nós nos reunimos semanalmente para avaliar o trabalho, a colaboração do sindicato e da população é fundamental para que reduzíssemos os eventos criminosos e daqui pra frente vamos fortalecer essa ação colaborativa”, reforçou o Coronel Beltrão.

“A operação não tem data para terminar. Todas as equipes têm metas a cumprir, sobretudo nos locais mais sensíveis”, disse Beltrão. A PM atua fiscalizando pelo menos 10 ônibus por turno, totalizando mais de duas mil abordagens diárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário