terça-feira, 13 de setembro de 2016

SINFA comemora sucesso do 4° Seminário de Formação Sindical



O IV Seminário de Formação Sindical do SINFA-MA repetiu, com sobra, o êxito dos anteriores. Diretores, delegados regionais, suplentes e convidados do Piauí e do Pará interagiram com os expositores e participaram ativamente dos exercícios de grupos, organizados para dar praticidade ao desenvolvimento das ações. O curso se estendeu por três dias (sexta a domingo), em Barra do Corda.

Ao abrir o seminário, sob o tema “Mobilização Estratégica!", o presidente Saraiva Júnior (SINFA) ouviu do chefe da regional local – Nilberto Castilho – da AGED, autarquia cujos servidores são representados pelo sindicato, palavras de incentivo pela iniciativa. Depois falaram a representante do Sinfa, Solamy Domingues; Luis Moura, do SINFEA-PA; Gregório Santos, da Asdaspi Sindical – PI. Todos enalteceram a programação.



Panorama – Em exposição sobre o cenário nacional que envolve a realidade agropecuária, Saraiva Júnior falou do papel da UNAFA (União Nacional dos Fiscais Agropecuários) e do direcionamento que a entidade aconselha às organizações afeitas à defesa agropecuária na luta contra as propostas que visam desmoralizar os profissionais e comprometer a segurança das atividades correlatas.

Referiu-se às matérias em tramitação no Congresso Nacional – projetos de leis, propostas de emenda à Constituição – que ameaçam direitos e garantias dos trabalhadores públicos e privados, elevam descontos previdenciários e tentam terceirizar atividades próprias dos servidores públicos, principalmente na área da defesa agropecuária. Alertou para a necessidade de mobilização permanente que evitem a votação dessas proposições.

O advogado Dr. Glaydson - MNZ, falou do caráter jurídico do sindicalismo e das demandas que o Sinfa mantém em defesa dos seus associados.

Seminário – O consultor sindical Márfio Lima ministrou as palestras relativas ao sindicalismo. Iniciou pela apresentação da história dos movimentos em dois séculos, da Europa até o Brasil. Falou da evolução das lutas dos trabalhadores e das posições adotadas pelo governos brasileiros diante da movimentação dos operários. Traçou o perfil dos líderes e ensinou como se devem organizar os movimentos e listar os pleitos.

Em várias ocasiões promoveu exercícios em grupo para mostrar a praticidade das negociações, o comportamento a ser adotado pelos trabalhadores no diálogo com os patrões (Governo, no caso do serviço público) e orientou o desempenho a ser adotado nas concentrações. Ressaltou a necessidade da fidelidade aos pleitos alinhados e disposição na condução dos debates até à definição das discussões.



Comunicação – Ao radialista Marden Ramalho coube ministrar a palestra sobre a importância da comunicação sindical e seus reflexos no resultado das lutas. Sugeriu o uso intensivo das redes sociais virtuais e dos veículos convencionais da mídia, sempre com mensagem altaneira e divulgação massiva das propostas constantes de suas negociações. Para ele, essas atividades devem constar de um planejamento sistematizado.

Mardem trabalha há mais de du tuas décadas em comunicação sindical, produzindo e apresentando programas de várias entidades. O Sinfa é um dos que esta na grade de sua atração, com o Plataforma Sindical, na Rádio Educadora AM 560, das 21h30 às 22h, de segunda a sexta-feira. Nele o sindicato informa sobre o andamento de todas as questões que defende em nome dos servidores do Grupo AFA (Atividades de Fiscalização Agropecuária) da AGED (Agência Estadual de Defesa Agropecuária.



Greve Geral

Durante o seminário de formação sindical, em Barra do Corda, os diretores e delegados sindicais do SINFA confirmaram a greve aprovada em Assembleia Geral de 13 de agosto, com início previsto para 3 de outubro, caso o edital do concurso público para a AGED e o decreto do auxílio-alimentação não sejam publicados até 30 de setembro. Os participantes disseram que a base dos trabalhadores já está mobilizada para a deflagração do movimento.

A orientação do comando da greve é que todos os servidores acompanhem os informes na rede social, na imprensa convencional e no programa Plataforma Sindical (Rádio Educadora AM, segunda a sexta, das 21h30 às 22h).

Os delegados confirmaram que estão mantendo diálogos frequentes com seus liderados e que o ânimo dos servidores é participar da movimentação, “para acelerar a decisão do governo sobre os pleitos, que se arrastam há anos”.

  

Fonte: ASCOM - SINFA/MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário