sexta-feira, 16 de setembro de 2016

SINPROESEMMA realiza CONTEMA e debate educação e democracia nos dias 17 e 18 em São Luís


contema-2016-banner
Neste sábado (17), o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) dará início ao 1º Congresso Extraordinário dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Maranhão (Contema), que será realizado no Praia Mar Hotel, na Ponta da Areia, em São Luís. 
Até o domingo (18), cerca de 300 delegados debaterão o tema “Educação e Desenvolvimento com Democracia” e traçarão estratégias para garantir a educação pública de qualidade.
O tema sintetiza o cenário econômico e político pelo qual o Brasil atravessa, após a ascensão ilegítima do presidente Michel Temer (PMDB), que, para atender interesses do setor privado, ameaça os direitos conquistados pelos profissionais do magistério.
A ideia do Sinproesemma é destacar que a educação é  instrumento indispensável para o desenvolvimento social e qualquer tentativa de retrocesso nos direitos dos educadores impedirá a oferta do ensino público de qualidade.
Debates
Ao longo dos dois dias, haverá mesas-redondas, grupos de trabalho e palestras que discutirão os eixos que norteiam a luta dos trabalhadores: piso, carreira, gestão democrática e financiamento público.
Além dos delegados eleitos pela categoria, o evento contará com a presença de representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), que prometem enriquecer os debates.
Avaliação da luta
O Congresso avaliará os frutos obtidos na gestão “Unidade para avançar nas conquistas”, como a aprovação do Estatuto do Magistério e o pagamento de cerca de 20 mil progressões, ambas reivindicações asseguradas durante a vitoriosa greve de 2013, uma das maiores já realizada no estado.
Ao final, será aprovado o plano de luta, documento composto por metas e objetivos, que guiará os trabalhadores nos próximos quatro anos.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário