segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Fórum de Filosofia debaterá o ensino e a reforma do ensino médio com profissionais da área nessa Terça (11)

Insatisfeitos com a Medida Provisória nº 746/2016, que apresenta a reforma do ensino médio pelo Governo Federal, integrantes do curso de Filosofia reúnem-se na próxima terça-feira (11), no Auditório Setorial do Centro de Ciências Humanas (CCH), para debater sobre a eliminação da obrigatoriedade do ensino de Filosofia nos três anos de ensino médio. O evento, intitulado “Fórum de Filosofia: o ensino da Filosofia e a Reforma do Ensino Médio”, tem início às 8h30 e segue até as 18h.

O fórum tem como objetivo principal marcar um posicionamento dos profissionais contrário à supressão do inciso IV do artigo 36, contido no texto da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, sancionada em 1996. O tópico determina como obrigatório o ensino da matéria durante os três anos do ensino médio e a nova medida assinada pelo governo, assinala a retirada da disciplina das diretrizes curriculares da educação dos estudantes.
A programação conta, no turno da manhã, com uma mesa de abertura e debate, com participação dos secretários de Educação estadual e municipal, Felipe Camarão e Moacir Feitosa, respectivamente. À tarde, haverá grupos de trabalho para debater propostas e construir uma carta expressando o posicionamento dos participantes quanto à medida, com uma sessão plenária ao final, para ratificar o texto final da carta. Os participantes receberão certificado.
Além do corpo docente e discente da UFMA, o fórum também conta com a participação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (Iesma) e de professores representantes das redes particular, estadual e municipal de educação.
Saiba mais
A MP 746/2016 foi apresentada pelo Governo Federal no dia 22 de setembro deste ano, com o intuito de apresentar mudanças na Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996, entre elas, o aumento na carga horária curricular do ensino médio, o que acarretou a transição para um regime de estudos integral.
A antiga carga horária de 800 horas por ano foi substituída por 1400 horas por ano e ganhou nova estrutura, que estabelece como obrigatórias, durante os três anos de ensino, apenas as disciplinas de Português, Matemática e Inglês. As demais passam a ser optativas da metade para o fim, a depender da área de conhecimento que o aluno decidir seguir, entre cinco possibilidades: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Técnico. 

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