quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Semana Interdisciplinar dos Estudos Africanos e Afro-Brasileiros “ocupAFRO” tem início em 06 de dezembro

Nos dias 06, 07 e 13 de dezembro o curso de Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros (UFMA) realizará a IV Semana Interdisciplinar dos Estudos Africanos e Afro-Brasileiros “ocupAFRO”. O evento ocorrerá no hall do Centro de Ciências Humanas (CCH) da UFMA e no Centro Pedagógico Paulo Freire.
Segundo a coordenadora da Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros e uma das organizadoras do evento, professora Kátia Regis, durante a IV Semana serão discutidas obras dos eixos interdisciplinares “Literatura Africana e Afro-Brasileira” e “Cinema Africano e Afro-Brasileiro”. “O objetivo é socializar as reflexões realizadas no curso sobre estes eixos interdisciplinares e ampliar o debate sobre a História e Cultura Africana e Afro-Brasileira com a comunidade acadêmica, os movimentos sociais e os professoresda educação básica para possibilitar o conhecimento efetivo sobre o tema”.
De acordo com o professor Rosenverck Santos, “a IV Semana se insere no conjunto de ações propostas pelos docentes em greve visando barrar a PEC 55, que congela os gastos públicos na área da educação por, no mínimo, 20 anos e representa um retrocesso significativo no desenvolvimento da ciência e da tecnologia em nosso país.
Faz parte também de todo o esforço para impedir a Reforma do Ensino Médio que, por meio de medida provisória e sem amplo debate na sociedade brasileira, acarreta danos consideráveis ao avanço das discussões e das mudanças curriculares necessárias para a implementação da Lei nº 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana no currículo escolar”.
Neste contexto, o curso de Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros soma e se solidariza com os demais docentes que estão em greve em todo o território nacional na luta por uma educação pública e de qualidade.
IV Semana Interdisciplinar dos Estudos Africanos e Afro-Brasileiros é aberta ao público e as inscrições são gratuitas, com direito a certificado. As matrículas devem ser realizadas no período de 01 a 05 de dezembro de 2016, pelo e-mail 2sieafrobra@gmail.com, que deverá conter no assunto “Inscrição”. O corpo da mensagem deve ter as seguintes informações: nome completo, instituição, escolaridade e profissão.  As inscrições também podem ser feitas no local de realização do evento no dia 06 de dezembro.
PROGRAMAÇÃO
 Dia 06/12/2016
 15h às 16h: Credenciamento
Local: Hall do Centro Pedagógico Paulo Freire
16h: Mesa de abertura
Local: Sala 104 Sul (1º andar) - Centro Pedagógico Paulo Freire
16h30: Rodada de Conversa "Como não morrer em tempos de indiferença: diálogos paralelos PEC/Cabra marcado para morrer"
Prof. Dr. Samarone Marinho (Departamento de Geociências - UFMA)
Prof. Dr. Sávio Rodrigues (Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros - UFMA)
Local: Sala 104 Sul (1º andar) - Centro Pedagógico Paulo Freire
19h30: Mesa-Redonda “Literatura Africana e Afro-Brasileira: resistência político-cultural e inserção no currículo da Educação Básica”
Prof. Me. Richard Christian Pinto dos Santos (Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros/NEAB-UFMA)
Profa. Ma. Claudimar Durans (NEAB-UFMA)
Prof. Me. Renato Kerly (Docente da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão e Técnico Administrativo da UFMA)
Coordenação: Prof. Dr. Carlos Benedito Rodrigues da Silva (Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros/NEAB-UFMA)
Local: Sala 104 Sul (1º andar) Centro Pedagógico Paulo Freire
07/12/2016
16h às 19h: Oficina de Bonecas Quitapenas: Solidão da mulher negra e violência nos dias atuais - Liberdade e Expressão
Carolina Lopes - Pedagoga, graduanda em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros e integrante do Coletivo Yalode de Mulheres Negras do Maranhão
Local: Hall do CCH – UFMA
19h: Exibição do Documentário “A Tribuna do Gueto” (Direção Carlos Pinheiro, Brasil, 2009) e diálogo “A Reforma do Ensino Médio e a História e Cultura Africana e Afro-Brasileira”
Prof. Me. Rosenverck Estrela Santos (Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros/NEAB-UFMA)
Carlos Pinheiro (produtor cultural e cineasta)
Coordenação: Profa. Dra. Pollyanna Gouveia Mendonça Muniz (Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros - UFMA)
Local: Hall do CCH – UFMA
Dia 13/12/2016
19h: Exibição e debate do filme "O último voo do flamingo" (Direção: João Ribeiro, Países: Moçambique, Portugal, Ano de produção: 2010)
Coordenação: Profa. Dra. Kátia Regis (Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros/NEAB-UFMA)
Local: Sala 104 Sul - Centro Pedagógico Paulo Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário