quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Prefeitura de São Luís encerra campanha de vacinação animal nesta sexta-feira (13)

Vacine seu 'amigão'
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), encerra nesta sexta-feira (13), a campanha vacinação antirrábica de cães e gatos. Os vacinadores estarão na área Itaqui Bacanga, das 13 às 17 horas, percorrendo os bairros Alto da Esperança, Amapaura, Argola e Tambor, Bonfim, Cajueiro, Camboa dos Frades, Conceição, Fumacê, Mãe Chica, Mauro Fecury I e II, Outeiro, Parnuaçu, Residencial Primavera, Santa Cruz, Santo Antônio, São João, Boa Vista, São Raimundo, Taim, Tajaçuaba, Tamancão, Vila Ariri e Vila Embratel.
A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe ressalta que desde 2013 não há notificações de casos de raiva em São Luís. "O trabalho vem sendo realizado de forma intensa porque a única forma de controle da doença é a vacinação de cães e gatos, potenciais transmissores da raiva. A Prefeitura está trabalhando para imunizar o maior número possível de animais", explica.
A campanha, coordenada pela Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), teve início em novembro do ano passado e já vacinou 147.960 animais, sendo 48.684 gatos e 99.006 cães. Um contingente de 230 agentes está realizando a vacinação de casa em casa, com o objetivo de manter o controle epidemiológico para evitar casos de raiva, uma doença quase sempre letal que também pode ser transmitida para o homem.
A Semus alerta que após o término desta campanha não haverá mais a vacinação domiciliar; por isso, os cuidadores de animais das casas que estavam fechadas no dia da visita dos agentes devem posteriormente procurar a sede da UVZ, na Estrada de Ribamar, 4.500, onde os cães e gatos poderão ser vacinados.
Sobre a Raiva

A raiva é uma doença infecciosa, transmitida ao homem pelo vírus presente na saliva e secreções do animal infectado, principalmente por meio de mordeduras. A doença provoca uma encefalite progressiva e aguda, sem tratamento e que leva as vítimas ao óbito em praticamente 100% dos casos.
Os sintomas da raiva são característicos e variam no animal e no ser humano. O animal geralmente apresenta dificuldade para engolir, salivação abundante, mudança de comportamento e de hábitos alimentares e paralisia das patas traseiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário