quinta-feira, 16 de março de 2017

Após reajuste SINPROESEMMA garante progressões automáticas e titulações a partir de Abril

A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na tarde desta quarta-feira (15), a Medida Provisória 230/2017, do Governo do Estado, que concede recomposição de 8% nas remunerações dos professores e especialistas da rede estadual, inclusive aposentados e pensionistas, com pagamento em duas parcelas.
Após consulta aos educadores, em assembleias regionais, a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) firmou o acordo com o Executivo estadual que resultou no reajuste de 8% nas remunerações, com elevação dos percentuais da Gratificação de Atividade do Magistério (Gam). A Medida Provisória foi aprovada com 21 votos favoráveis. Apenas 10 deputados votaram contra a MP.
De acordo com a MP, a Gam de todos os cargos recebe aumento de 16%, resultando em ganhos de 8% na remuneração final dos trabalhadores. Além da Gam, os vencimentos dos trabalhadores que ganham abaixo do piso serão aumentados em 8%.
A menor Gam passará de 75% para 89% e a maior, que é de 104%, passará a ser de 120,32%. A primeira parcela de 4% do reajuste foi paga nos salários de fevereiro. A segunda, mais 4%, será paga na folha do mês de maio.
Progressão –  Além do reajuste salarial, o Sinproesemma conseguiu a aprovação de mais dois itens importantes da campanha salarial de 2017. 
Foram acertados a concessão automática das progressões, ainda este ano, e o pagamento das titulações a partir do mês de abril.
Segundo o presidente do Sinproesemma, professor Julio Pinheiro, com a aprovação da MP foi concluída uma etapa importante da campanha salarial.
  “Depois de vozes dissonantes, de pessoas que sempre se posicionaram contra os avanços da categoria, os mesmos que foram contra a greve de 2013, contra a aprovação do Estatuto, demos um passo à frente com essa aprovação na Assembleia. Mesmo enfrentando o grupo político que faz a disputa pelo Poder no sindicato, conseguimos avançar seguindo a opinião da maioria da nossa base. E vamos continuar avançando. A campanha salarial vai continuar com a luta pela aprovação de outros itens da pauta, como as gratificações e ampliação da jornada. Parabenizo a todos que fazem a luta pela educação pública de qualidade”, avaliou Julio.
Fonte: ASCOM - SINPROESEMMA

2 comentários: