terça-feira, 21 de março de 2017

Governador entrega Escola Digna e muda realidade de crianças do Povoado Bananal, em Turiaçu

Governador Flávio Dino e equipe com autoridades em Turiaçu
A vida da comunidade escolar do Povoado Bananal, em Turiaçu, mudará completamente depois desta terça-feira (21). 
O governador Flávio Dino esteve no local para inaugurar mais uma ‘Escola Digna’, a Escola Municipal Batista Amorim, que antes funcionava em dois quartos de uma pequena casa. 
Na ocasião, a comitiva do Governo do Maranhão entregou uma ambulância para reforçar a saúde do município, vistoriou as obras do Hospital e fiscalizou o início de cinco quilômetros de pavimentação de ruas e avenidas por meio do ‘Programa Mais Asfalto’.
Dando continuidade à política de valorização da educação, o governador Flávio Dino foi recepcionado com alegria e emoção dos pequenos estudantes, que cantaram em agradecimento pela escola digna que receberam. “Estamos abrindo caminhos para que o nosso país seja mais justo”, disse o governador, que enfatizou que o investimento na educação básica, apesar de não ser atribuição do Governo, é fundamental para mudar a realidade educacional do estado.
A nova Escola Municipal Batista Amorim vai atender cerca de 60 crianças do Povoado Bananal, que conta com uma população de 69 famílias. O secretário de Educação, Felipe Camarão, disse que a entrega de uma Escola Digna em substituição de estruturas que não tinham a mínima condição de oferecer um aprendizado de qualidade é uma emoção tanto para os alunos, professores e toda a comunidade escolar, quanto para o Governo do Estado, que cumpre o seu papel de propiciar as melhores condições de educação para o povo maranhense.“Para combater isso é preciso ter coragem, firmeza, de aplicar o dinheiro público para os antes invisíveis. Porque quando nós estamos aqui, estamos falando para o Maranhão todo e para o Brasil. Um país que precisa olhar para o seu povo mais pobre não apenas em tempo de eleição. Tem que olhar todo dia, todo momento, com políticas públicas que cheguem até a vida das pessoas”, destacou Flávio Dino.
“Até o final de 2018 entregaremos 300 Escolas Dignas iguais a essa. E ela não pressupõe apenas uma estrutura bonita, mas assistência técnica aos mais de 85 municípios que o Governo beneficiará com o programa”, explicou Camarão, que ressaltou que em Turiaçu são mais três unidades que estão substituindo estruturas de taipa e barro, além da recuperação das outras escolas estaduais.

A pequena Larissa dos Santos, de 10 anos, era só alegria na entrega da nova escola. Antes estudando em uma casa adaptada, apertada, e que não tinha as mínimas condições de comportar todos os alunos da comunidade de forma adequada, ela se emocionou ao agradecer pessoalmente o governador Flávio Dino. “Agradeço a todo mundo que veio aqui, que construiu essa escola bonitona”, disse.“Cuidamos dos mínimos detalhes. O que faz a transformação não é tijolo, e sim as pessoas que estão envolvidas por isso. Por isso que elas têm que ser cuidadas”, realçou o secretário de educação.

O lavrador Raimundo Fernandes, que mora em frente à Escola Batista Amorim, trabalhou nas obras, tem quatro filhos que estudarão na nova unidade, e também festejou muito o benefício para todo o povoado. “Meus filhos estudavam em uma casinha bem aqui. E hoje em dia eu tenho um colégio tão lindo em frente à minha casa. Estou muito contente por isso”, falou emocionado.
Fortalecimento da saúde

Na oportunidade, o governador Flávio Dino anunciou a retomada da reforma do Hospital Geral de Turiaçu, de 50 leitos. Com 80% das obras já concluídas, o hospital atenderá aos 34.826 habitantes da cidade e vai oferecer a população serviços de urgência, clínica médica e pediátrica, com internação, cirurgia eletiva e parto normal. “Dentro de mais ou menos 90 dias vamos inaugurar o hospital. Ele está em ritmo bastante avançado. Vamos entregar pronto, equipado e em funcionamento”, garantiu o governador.O Governo do Estado também entregou uma ambulância que beneficiará pacientes que necessitem de transporte entre as unidades de saúde. Compromisso assumido desde a última visita do governador Flávio Dino à Turiaçu, em 2015, o veículo é equipado com duas macas, duas pranchas, um umidificador, cadeira de rodas, cilindro e bala de transporte para oxigênio, respirador, monitor cardíaco, entre outros equipamentos. A entrega da ambulância é fruto de emenda parlamentar do Deputado Estadual, Othelino Neto.

Mais Asfalto
O governador também vistoriou o início das obras do programa Mais Asfalto em Turiaçu, que irá beneficiar ruas e avenidas do município com mais 5 km. Em 2015, o Governo do Estado já tinha pavimentado 5 km de vias da cidade. Recepcionado com palmas e carinho no centro da cidade, Flávio Dino conversou com a população e garantiu mais benefícios aos turiaçuenses.
O mototaxista Pedro Ribeiro acompanhou a vistoria da equipe do Governo e parabenizou a ação nas ruas do centro da cidade, que estavam em situações precárias, mas agora vão beneficiar sobretudo os comerciantes da região. “Aqui estava só buraco, a moto vivia quebrando. Agora com esse asfalto vai ficar muito bom. Até pra gente trabalhar”, frisou.
“São várias intervenções que o Governo do Maranhão vem fazendo em Turiaçu desde 2015, nós já tivemos 5 km de asfalto e agora estamos fazendo novamente 5 km do recapeamento do centro da cidade, que ajuda a gerar emprego, renda, revitaliza o comércio nesse momento de crise econômica nacional”, destacou o secretário de Infraestrutura, Clayton Noleto.
Participaram da visita ao município de Turiaçu os secretários Marcelo Tavares (Casa Civil), Neto Evangelista (Desenvolvimento Social), os deputados estaduais Othelino Neto, Ana do Gás e Raimundo Cutrim, o prefeito do município, Umbelino Ribeiro, além de vereadores e lideranças da cidade e da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário