sábado, 18 de março de 2017

Governo do Maranhão retoma as Escutas Pedagógicas durante a ‘Caravana Governo de Todos’

Entre as diversas ações desenvolvidas durante a ‘Caravana do Governo de Todos’, iniciada nesta sexta-feira (17), no município de Palmeirândia, na Baixada Maranhense, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) retomou os diálogos com professores da rede estadual de educação, denominados de ‘I Escuta Pedagógica’.

A iniciativa inédita na Educação do Maranhão, tem como foco principal a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem do Ensino Médio, nas escolas públicas da rede estadual. Com as Escutas, que foram iniciadas no dia 9 de fevereiro, na Unidade Regional de Educação (URE) de Chapadinha, a Seduc já ouviu mais de 5 mil professores das 19 URE’s, na primeira etapa.
Professores da Rede Estadual durante Escuta Pedagógica em Palmeirandia_2
Professores da Rede Estadual durante Escuta Pedagógica no município de Palmeirândia
Nesta segunda fase, a Seduc está levando a escuta às cidades por onde a ‘Caravana do Governo de Todos’ passar. Em Palmeirândia, o palco dos diálogos foi o C.E. Governador Newton Belo, onde professores da rede estadual, no município se reuniram com os técnicos da Seduc para discutir a qualidade da educação no Maranhão.
“Essa é uma ação de governo, que envolve as várias secretarias dialogando e trazendo serviços para a comunidade, e construindo um melhor gerenciamento das ações do governo. Dentro desta perspectiva, a Seduc estende as escutas para que possamos ouvir professores que, por um motivo ou outro não, puderam ser ouvidos anteriormente. E a ‘Caravana do Governo de Todos Nós’ é uma ótima oportunidade para continuarmos esses diálogos”, destacou o Secretário Adjunto de Planejamento e Orçamento da Seduc, Williandickson Azevedo, que abriu a escuta em Palmeirândia.
Durante a escuta, a equipe da Seduc apresentou aos professores os números da educação no estado, abordando temas como: os Indicadores Educacionais do Maranhão e do Município em questão; o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb); a participação quantitativa e qualitativa dos estudantes da rede no Enem, entre outros assuntos.
No segundo momento do encontro, os professores foram ouvidos sobre as dificuldades e os desafios encontrados em sala de aula. E puderam dizer à Seduc o que precisam para melhorar o trabalho em sala de aula, e consequentemente, a qualidade do ensino e dos indicadores educacionais.
“É a primeira vez que eu estou vendo a secretaria de educação se deslocar aos municípios trazendo seus setores competentes para dialogar com os professores, fazer essa mobilização com as outras secretarias. Palmeirandia inteiro está agradecido. Isto é um momento novo no Maranhão”, Marivelina Soares Monteiro, gestora geral do C.E. Governador Newton Belo “Nunca lembro de ter visto na educação desse estado, algo de tamanha grandeza: o governo colocar uma equipe rodando o estado para ouvir as famílias, os professores e os estudantes, com seus anseios, suas necessidades, suas reclamações e seus elogios, porque também temos elogios a fazer. A gente estava acostumado a ver as políticas públicas serem elaboraras de cima pra baixo, sem saber o que realmente o povo precisa. E você vê o governo do estado fazendo diferente. Isso é uma política em construção”, disse Saulo Castro professor de Geografia.
“São momentos que fortalecem as políticas públicas, tanto do estado como do município. Aqui nós percebemos esse olhar de compromisso, de responsabilidade que os educadores que participam dessa escuta demonstram em melhorar a qualidade da escola, do ensino da educação, e consequentemente dos nossos indicadores. Então, essa escuta é uma política que se faz necessária para que o estado possa enxergar de forma diferenciada a educação”, disse a Secretaria de Gestão da Unidades Regionais de Educação (URE’s), Rosyjane de Paula.
Protagonismo juvenil
Estudantes de Palmeirandia na palestra sobre protagonismo juvenil, durante a Caravana Governo de Todos
Estudantes de Palmeirandia na palestra sobre protagonismo juvenil, durante a Caravana do Governo de Todos
Na parte da tarde, o encontro da Seduc foi com a juventude estudantil. Na Praça de Eventos Técnicos da Secretaria Adjunta de Projetos Especiais (Sape) promoveram uma roda de conversa com estudantes para falar de Protagonismo Juvenil, formação de liderança e de grêmios estudantis. “A caravana se propõe a ouvir o povo, porque, para mudar a realidade é preciso conhecê-la. E aqui a Seduc está trocando ideias com os professores e também com os estudantes, porque todos eles são protagonistas nesse desafio de mudar a educação do Maranhão. Nessa conversa nós chamamos os estudantes a nos ajudar a melhorar esse ambiente da escola, e a qualidade da educação”, pontuou o Secretário Adjunto de Projetos Especiais, Ismael Carvalho.
Estudantes de Palmeirandia na palestra sobre protagonismo juvenil, durante a Caravana Governo de Todos_2No bate papo, os estudantes tiveram a oportunidade de falar suas demandas, sobre a escola e a educação que desejam. “Eu acho muito bacana que estas pessoas estejam aqui para nos ouvir. Os nossos problemas são muitos. É preciso que as pessoas que podem resolver tomem conhecimento deles. E a gente espera que realmente depois desse encontro às soluções cheguem para a gente. É muito tempo esperando”, disse o presidente do Grêmio do C.E. Newton Belo II – Anexo, no povoado São Joaquim, Fernando de Jesus Gomes Viegas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário