segunda-feira, 27 de março de 2017

Prefeitura de São Luís investe em serviços online e otimiza serviços da Secretaria Municipal de Fazenda

Prefeitura investe em serviços online
e otimiza serviços da Secretaria Municipal de Fazenda
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), oferece diversos serviços para o contribuinte pela internet. O objetivo é facilitar o acesso dos cidadãos às atividades exercidas pelo órgão que elabora, coordena e controla as políticas tributárias, fiscal, financeira e contábil do município. Durante os três últimos anos, a Semfaz verificou uma diminuição de 21% na procura por atendimento direto na sede da secretaria, sem queda na arrecadação. Este resultado foi obtido devido à criação de mais canais de comunicação entre o poder executivo municipal e a população.
Pelo site, o cidadão pode retirar nota fiscal eletrônica avulsa, certidões, formulários, guias de recolhimento, visualizar seus débitos com o IPTU, dentre outros são disponibilizadas no endereço eletrônico da Fazenda (http://www.semfaz.saoluis.ma.gov.br/). Segundo o Secretário Municipal da Fazenda, Delcio Rodrigues, os serviços disponibilizados pela internet têm como intuito simplificar o dia a dia do contribuinte.
"A Prefeitura de São Luís tem investido muito em tecnologia da informação. Pensando na melhoria dos serviços prestados aos cidadãos, foi feito um grande trabalho em relação às demandas da Fazenda, possibilitando que o contribuinte possa resolvê-las pela internet, de casa ou do trabalho. Então, se o cidadão precisa retirar quaisquer tipos de documentos, não precisa solicitar na Semfaz, ele pode rapidamente acessar o site", afirmou o secretário da pasta.
Em 2014 foram feitos 170.582 atendimentos na sede do órgão. Já em 2015, com a mudança do sistema tradicional para o online, o quantitativo verificado foi de 167.518, entre acessos pela internet e deslocamento até a secretaria. Com a unificação dos serviços, trabalhos de divulgação, instruções aos contribuintes, entre outras ações, foi constatado, em 2016, um total de 134.702, resultados estes, obtidos diante da melhora significativa dos serviços oferecidos no site. Ainda no primeiro mês de 2017, a Semfaz identificou cerca de 13.373 atendimentos, superando o mesmo período do ano passado em que foram verificados 10.013 procedimentos.
FACILIDADE
O cidadão pode, por meio do site, resolver diversas demandas pela internet, ficando pendente apenas as atividades que necessitam de sigilo fiscal. Visando facilitar o acesso do cidadão aos serviços da Fazenda pelo site, vídeos tutoriais que explicam como acessar, solicitar informações e realizar determinados procedimentos estão disponibilizados.
Dessa maneira, o site dispõe de diversas ferramentas para que o contribuinte possa solucionar suas demandas pela internet. Caso ainda tenha alguma dificuldade ou precise resolver situações sigilosas, o mesmo deve se deslocar até a Sede da Semfaz na Av. Guaxenduba, 1455 – Bairro de Fátima, ou ao posto de atendimento no Viva do Shopping da Ilha.
SAIBA MAIS
Serviços oferecidos pelo site da Semfaz
- IPTU: Consulta isenção IPTU 2016; emissão de 2° via do carnê;
- Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISS: acesso ao sistema para verificação;
- Alvará: Solicitação da Guia do Alvará, Emissão do Diploma do Alvará e Verificação da autenticidade alvará de funcionamento;
- Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis - ITBI: Consulta de Transmissões de Imóveis;
- Certidões: Certidão Negativa, Certidão Positiva de Débitos com efeito de Negativa, emissão de Certidão e Verificação de autenticidade da certidão;
- Nota Fiscal Eletrônica e Nota Fiscal Eletrônica Avulsa: Emissão de notas;
- Cadastramento de Empresa Não Estabelecida;
- Cadastro Sincronizado CPE;
- Formulário único para requerimento: Consulta ao número de processo;
- Formulário para impugnação;
- Declaração Eletrônica de Serviços das Instituições Financeiras - DES-IF

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