terça-feira, 14 de março de 2017

SINFA prestigia Jornada de Debates sobre Reforma da Previdência

O Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária do Estado do Maranhão (SINFA-MA) compareceu à exposição sobre Reforma da Previdência promovida pelo DIEESE e pelas Centrais Sindicais, na quinta-feira 9 de março, em São Luis. Foi o prosseguimento das Jornadas Nacionais de Debates, que este ano, em sua 13ª edição, aborda a Reforma da Previdência (PEC 287) pretendida pelo governo federal.

Jorge Henrique Mesquita (tesouraria) e Samuel  Silva (coordenação sindical) representaram o SINFA e ouviram a extensa abordagem sobre os prejuízos que trabalhadores públicos e privados terão com a implantação do projeto, em tramitação no Congresso Nacional. Também foram apresentadas as várias formas de mobilização para o protesto contra a reforma.

Engajamento

Ao representarem o presidente Saraiva Júnior na reunião, os diretores do SINFA reafirmaram o engajamento da entidade na luta contra a proposta, considerando as desvantagens que ela trará para a classe trabalhadora nacional. “É o desmonte de um sistema sob alegações de falência financeira que não se sustenta”, ouviram os enviados do sindicato dos expositores.

O presidente Saraiva Júnior tem programado calendário de visita a unidades da entidades no interior do Estado ao longo dos próximos meses. Na reuniões fornecerá informações sobre as ameaças que as propostas em tramitação no Congresso Nacional sobre reformas trarão aos trabalhadores brasileiros. Em especial aos que atuam na fiscalização agropecuária.

Na jornada foram apresentados os principais pontos da proposta, estratégias de mobilização, distribuído material informativo sobre os prejuízos e liberado o debate para coleta de sugestões à campanha de combate ao projeto. A assembleia concluiu que é importante o envolvimento de toda a sociedade para evitar a aprovação da matéria, “pelo menos como ela se apresenta”.

Abrangência

A Emenda à Constituição, que trata da Reforma da Previdência, entre os principais impactos:

1. atinge os atuais e os futuros contribuintes;
2. atinge todos os tipos de benefícios e os dois regimes previdenciários (RGPS e  RPPS);
3. retarda o início do período de gozo da aposentadoria;
4. reduz substancialmente os valores dos benefícios;
5. restringe o direito adquirido; e
6. converge as regras entre segmentos: Mulheres, Homens. Rurais, Urbanos. Servidores Públicos, Trabalhadores da Iniciativa Privada, Professores da Educação Básica e demais trabalhadores.

Aplicativo

O DIEESE criou a Calculadora de Aposentadoria, um aplicativo desenvolvido para calcular o tempo para a aposentadoria, pelas regras atuais e pela proposta do governo, destacando os percentuais do benefício total a que o trabalhador tem direito hoje e como ficará no futuro, caso a PEC seja aprovada. Atualmente disponível em aparelhos que operam com Android, na Play Store (identificado como DIEESE), futuramente poderá ser baixado para o IOS, do Iphone, na App Store. A ferramenta pode ser usada diretamente, sem download, no site do DIEESE e no das Centrais Sindicais. Entidades que tiverem interesse em inserir a Calculadora em suas páginas na internet devem acessar o e-mail relacionamento@dieese.org.br.

Fonte: ASCOM - SINFA/MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário