terça-feira, 21 de março de 2017

SINFA reúne Direção Executiva para avaliar calendário de ações da entidade em 2017

Saraiva, Samuel, Jorge e Alessandra
O calendário de atividades para a atuação do Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária (SINFA-MA) em 2017 foi novamente analisado pela direção executiva (direx) da entidade, em reunião neste final de semana.

Os dirigentes também avaliaram a extensão das fraudes investigadas pela Polícia Federal, denunciadas por um auditor fiscal agropecuário federal, envolvendo profissionais do quadro do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Ficou acertado que a instituição continuará associada às entidades nacionais na luta contra a terceirização da inspeção sanitária no serviço público, matéria de vários projetos em tramitação no Congresso Nacional, um com votação plenária na Câmara dos Deputados prevista para os próximos dias. Também os sindicalistas prosseguirão reivindicando o concurso público para o MAPA e a Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED-MA). Nesta, com a justificativa de que os quadros técnicos (Grupo AFA - Atividade de Fiscalização Agropecuária) estão defasados, comprometendo os serviços.

SOS AGED

Os sindicalistas também concordaram que a campanha SOS AGED prosseguirá, no intuito de mostrar as governo as necessidades de reestruturação da agência nos aspectos prediais (imóveis destinados ao funcionamento no interior) e materiais (equipamentos técnicos e serviços virtuais). Justificam que ao longo da existência, a autarquia teve responsabilidades aumentadas, mas estrutura incompatível com as novas obrigações.

A direção decidiu iniciar tratativas com os delegados regionais para marcar a data das primeiras assembleias do ano, previstas para abril. Nelas os associados aprovarão procedimentos administrativos e contábeis, bem como o calendário definitivo de demandas para o corrente exercício. As pautas serão enriquecidas com sugestões das representações regionais, coletadas da base sindical, que serão consultadas.

Carne Fraca

Foi aprovado texto de nota oficial do sindicato de apoio às investigações da Polícia Federal sobre fraudes em fiscalização de empresas frigoríficas, envolvendo auditores fiscais agropecuários federal e empresários de produção de alimentos de origem animal. A denúncia de um servidor público da categoria ganhou repercussão pela posição do Brasil (primeiro lugar) na exportação desses gêneros para 150 países.

Para os dirigentes do SINFA-MA a honorabilidade dos servidores não pode ser comprometida pela atuação criminosa de poucos, que não reflete o comportamento da maioria dos auditores fiscais agropecuários – quer federais, quer estaduais. Por isso manifestaram apoio às investigações e crença na punição rigorosa dos envolvidos nas atividades ilícitas.

Fonte: ASCOM - SINFA/MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário