quinta-feira, 11 de maio de 2017

Prefeitura de São Luís e Governo do Maranhão firmam parceria para capacitação na área de Cuidados com os Idosos

Vice-governador Carlos Brandão e vice-prefeito de São Luís, Julio Pinheiro
com Técnicos do novo Convênio 
Em mais uma ação parceira em favor da população idosa, o Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís assinaram, na manhã desta quinta-feira (11), no Palácio dos Leões, Termo de Cooperação Técnica para realização do Curso de Alimentação Saudável e Cuidados Necessários ao Idoso. O convênio foi assinado pelo vice-governador Carlos Brandão e pelo vice-prefeito de São Luís, Julio Pinheiro, em cerimônia realizada no Salão de Atos do Palácio dos Leões.
"O governador Flávio Dino tem buscado atender integralmente a população idosa, atentando com muita sensibilidade para as questões que lhes garantam qualidade de vida e dignidade. Sabemos que, atualmente, a população idosa usufrui de melhor qualidade de vida e, consequentemente, maior é a sua longevidade. A parceria com a Prefeitura de São Luís vai ajudar a capacitar profissionais e família para atender com qualidade essa demanda que é crescente", afirmou o vice-governador Carlos Brandão.

QUALIFICAÇÃO


Na solenidade, o vice-prefeito Júlio Pinheiro ressaltou a importância da parceria que vai garantir a colocação no mercado de trabalho de profissionais capacitados para cuidar de idosos, um público que, segundo ele, tem de ser figura central de qualquer governo.

"Este curso é mais uma política pública importante voltada à melhoria da qualidade de vida dos nossos idosos, com o intuito de lhes garantir um envelhecimento digno, ativo, saudável e produtivo. A parceria realizada com o Governo do Estado integra as ações da Prefeitura de São Luís em favor da pessoa idosa, pois entendemos a importância que eles têm para construção de uma cidade que valoriza e respeita seus idosos", enfatizou Júlio Pinheiro.

Vice Prefeito Júlio Pinheiro assina Convênio
A articulação, coordenação e desenvolvimento do curso são de responsabilidade da Defensoria Pública do Estado, em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa). A realização do treinamento conta ainda com apoio da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, do Conselho Estadual do Idoso e da Universidade Ceuma.


A primeira turma do Curso de Alimentação Saudável e Cuidados Necessários ao Idoso beneficiará, inicialmente, 60 pessoas, com possibilidade de que este número seja ampliado futuramente. O treinamento será ministrado gratuitamente, em 180 horas, durante três meses, no UniCeuma. 


"Além de capacitar profissionais para atender o mercado de trabalho voltado aos cuidados com a pessoa idosa, o curso ajuda ainda os familiares a cuidar melhor dos idosos que têm em casa", observou o defensor público-geral do Estado do Maranhão, Werther de Moraes Lima Júnior.


Segundo a titular da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar, Fátima Ribeiro, o órgão será responsável pela produção de todo o material didático do curso, que contempla conteúdos que versam desde temas relativos à alimentação adequada à pessoa idosa e biologia do envelhecimento, como também assuntos referentes à legislação protetiva a esse público, Benefício de Prestação Continuada (BPC), finitude humana, práticas de cuidados especiais aos idosos, dentre outros assuntos.


"O curso de alimentação Saudável para Idosos já integrava o eixo educativo da política de segurança alimentar desenvolvida pelo município e a Defensoria Pública realizava o curso de Cuidador de Idosos. Então resolvemos juntar os dois e conceber esse novo treinamento adicionando conhecimentos dos dois projetos. O resultado é que conseguimos elaborar um curso com total condições de capacitar profissionais aptos a exercerem a função com qualidade", explicou Fátima Ribeiro.


Na ocasião, o vice-governador Carlos Brandão deu posse aos membros do Grupo Estadual de Articulação e Monitoramento do Compromisso para o Envelhecimento Ativo. O colegiado acompanhará o desenvolvimento de ações voltadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa idosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário