sexta-feira, 5 de maio de 2017

SINPROESEMMA apresenta conquistas como Reajuste, pagamentos de CET e Contratos, Gratificações e fortalece luta dos trabalhadores em educação


Presidente do SINPROESEMMA Raimundo Oliveira
Os professores da rede estadual que trabalham na educação especial e os funcionários do Cintra já podem comemorar. 
Na primeira reunião da mesa de negociação entre o Governo do Estado e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) foi garantida a gratificação de 30% que beneficia os professores dos centros e núcleos da educação especial e a gratificação de 30% do Pro-funcionário que beneficia os servidores da educação lotados no Colégio Cintra.
As vitórias são frutos de grandes lutas dos educadores, organizadas pelo Sinproesemma, que integraram a pauta de reivindicações das greves de 2011 e 2013. “São conquistas de reivindicações antigas. A gratificação do Pro-funcionário, por exemplo, fez parte da mesma luta pelo Estatuto do Educador, aprovados em 2013. Porém, a lei do Pro-funcionário não foi implantada para todos os funcionários que tinham direito ao benefício. Roseana Sarney, no comando do Estado, na época, deixou os profissionais do Cintra de fora, sem a gratificação. Mantivemos a reivindicação na pauta dos anos seguintes e agora veio a vitória da implantação para os funcionários do Cintra que foram discriminados pela então governadora”, historiou o presidente do Sinproesemma, Raimundo Oliveira.
Os anúncios das conquistas foram feitos na reunião ocorrida na Secretaria de Estado de Educação (Seduc), pelo secretário Felipe Camarão, na última terça-feira (02), 15 dias após a nova direção do Sinproesemma assumir a gestão da entidade e retomar os diálogos da Campanha Salarial 2017.
EDUCAÇÃO ESPECIAL – No Estatuto do Educador, aprovado em 2013, estão previstas quatro gratificações: educação especial, difícil acesso, área de risco e a de escola de tempo integral. Embora prevista na lei, desde a aprovação do Estatuto, somente agora será implantada a gratificação para quem trabalha em educação especial, depois de passar por um processo de regulamentação. Continuam na pauta de reivindicação do sindicato as gratificações de área de risco e de difícil acesso.

“É mais um pleito do Sinproesemma que nós temos o prazer de anunciar para os educadores que é a implantação da gratificação para os profissionais da educação especial”, destacou o secretário Felipe Camarão.
Segundo o presidente do Sinproesemma, Raimundo Oliveira, as negociações com o governo continuam por mais conquistas para a categoria. “Essas vitórias alcançadas fazem parte de um histórico de lutas do Sinproesemma, ao longo de várias gestões, em defesa da educação pública de qualidade e dos educadores maranhenses. Vamos continuar mantendo a mesa de diálogos com o governo, porque a nossa luta continua”, finalizou Oliveira.
VEJA ABAIXO O QUADRO DAS CONQUISTAS DOS EDUCADORES NESTES 15 DIAS DA NOVA GESTÃO:



Nenhum comentário:

Postar um comentário