segunda-feira, 8 de maio de 2017

Sinproesemma participa do ato de assinatura da MP que garante gratificação de 30% aos funcionários do Cintra

Após anos de luta, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) conquistou o pagamento da Gratificação de Estímulo Profissional aos servidores do Centro Integrado do Rio Anil (Cintra). 

A Medida Provisória garantindo o benefício foi assinada pelo governador Flávio Dino no último sábado (6), na quadra poliesportiva da escola, assegurando o aumento de 30% aos profissionais do Cintra com diploma de conclusão do curso do Profuncionário.
O presidente do Sinproesemma, Raimundo Oliveira, acompanhou o ato do governador, acompanhado pelo secretário de Servidores e Técnicos de Apoio, José de Sousa, e da secretária-adjunta da pasta, Regina Nogueira.
Ele lembrou que o direito à gratificação, que valoriza os funcionários da educação, foi conquistado em 2013, juntamente com o novo Estatuto do Educador. O governo anterior, de Roseana Sarney, pagou os benefícios conquistados pelo sindicato, mas excluiu os funcionários do Cintra. “A partir daí fomos à luta pela correção dessa injustiça. Esse pleito sempre esteve presente nas mesas de negociações e conseguimos garantir agora”, destacou Raimundo Oliveira.
NOVAS VAGAS
A luta agora do Sinproesemma é intensificar a cobrança pela abertura de novas vagas para o curso do Profuncionário, proporcionando aos servidores da rede estadual a oportunidade de participar da capacitação que dá direito à gratificação de 30%. “Daqui para frente, vamos reforçar a cobrança pela oferta de cursos do Profuncionário, para que mais trabalhadores também tenham direito à essa conquista importante, que é fruto da nossa luta”, frisou Raimundo.
O CURSO
O Profuncionário é destinado ao aperfeiçoamento dos servidores que atuam como não-docentes nas instituições de ensino. Oferecido pelo Ministério da Educação (Mec), em parceria com Secretarias Municipais e Estaduais de Educação, desde 2008, o curso atualiza o conhecimento dos profissionais, com a meta de contribuir na elevação da qualidade da educação pública.
Segundo José de Sousa, o Profuncionário nasce inspirado no “Arara Azul”, programa oferecido em Mato Grosso para capacitar os profissionais, e, ao mesmo tempo, criar uma identidade dos funcionários da educação, colocando-os como profissionais essenciais para o processo de aprendizado, bandeira defendida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), desde a década de 90. “O Profuncionário é importante porque reconhece o funcionário e o valoriza, sendo fundamental para a qualidade da educação pública”, ressaltou.
Fonte: ASCOM - SINPROESEMMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário