quinta-feira, 8 de junho de 2017

Alunos da rede municipal de ensino de São Luís participam de atividades educativas sobre o São João

Alunos da rede municipal de ensino participam de atividades educativas sobre o São João

Em ritmo do São João, época em que se apresenta uma das manifestações mais populares da capital, as crianças da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Maria Alice Coutinho participaram, nesta quinta-feira (8), de uma oficina de confecção e ornamentação de miniaturas de bumba meu boi. Durante a atividade, as crianças desenvolveram habilidade manual, exercitando o cognitivo.

Para o secretário de Educação, Moacir Feitosa, desenvolver o processo artístico e imaginário coletivo presente na atividade cultural fomenta a valorização e enriquece o conhecimento de preservação da cultura brasileira desde os pequeninos. "A festa junina faz parte do calendário anual das escolas da rede e a principal finalidade é levar a ludicidade ao processo de aprendizagem social e cultural das crianças. Além disto, há o incentivo e apoio, desde cedo, à cultura popular do Maranhão, que é rica e diversa", destacou o titular da Semed.

As atividades de cultura e lazer foram trabalhadas com os estudantes do 2º e 3º anos do Ensino Fundamental da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Maria Alice Coutinho, no Turu. As crianças já haviam executado diversas atividades com a temática do São João do Maranhão: culinária, lendas, artesanatos entre outros.

VALORIZAÇÃO DA CULTURA

As professoras Surama Caldas, Ana Flávia Frota e Lourdes Barbara se uniram para produzir coletivamente a oficina de confecção do bumba meu boi. "Nessa oficina, as crianças vivenciam a experiência do processo de criação e confecção de miniaturas de bumba meu boi. Os boizinhos são feitos de cofo e enfeitados com papel, fitas, brilhos, paetês etc. Durante todas as atividades produzidas em sala de aula buscamos trabalhar a alfabetização e a valorização cultural", explicou a professora Ana Flávia Frota.

Luiza da Conceição Azevedo da Silva, 7 anos, contou que adora o São João. "Na escola todo ano tem a nossa festa junina e eu gosto muito porque tem várias brincadeiras legais". Para Sofia Vitória Diniz Ferreira, 8 anos, a lenda da Catirina foi o que chamou mais sua atenção. "A Catirina estava com muita fome e pediu para o marido para comer a língua do boi. Ela estava grávida e desejou", contou a menina.


A professora Surama Caldas, 3º ano da escola Maria Alice Coutinho, destacou que entre os principais objetivos da oficina está em refletir sobre a possibilidade do folclore e da cultura popular com forma de resistência e preservação da memória e história social de um povo.

"Além da oficina de hoje, nós já aprendemos muito sobre o São João, fizemos também as pinturas das fogueiras de São João, Santo Antônio e São Pedro que fazem parte da festa", disse Gustavo Barros da Silva, 8 anos.

Para a professora Lourdes Barbara, esses momentos dinâmicos que a escola proporciona de interação entre as turmas ajuda também no desenvolvimento social das crianças, principalmente as crianças que têm alguma necessidade especial como é o caso da estudante que teve paralisia cerebral, Bela Alexia Freitas, 12 anos, que ajudou na confecção do boi maior para o dia da festa junina na escola. Bela contou que está muito feliz por participar da atividade. "É bem divertido, eu gosto de brincar", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário