segunda-feira, 12 de junho de 2017

Crianças da rede municipal de ensino participam de atividades alusivas ao Dia do Brincar

A manhã desta segunda-feira (12) foi festiva no Parque do Bom Menino. A Prefeitura de São Luís, por meio das Secretarias Municipais de Desportos e Lazer (Semdel), Criança e Assistência Social (Semcas), Educação (Semed) e Instituto Municipal de Paisagem Urbana (Impur) em parceira com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, realizaram um evento repleto de brincadeiras e atividades recreativas em alusão ao Dia Internacional do Brincar, comemorado no último dia 31 de maio.
As ações tiveram como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância do brincar, direito fundamental para garantir uma infância plena e o completo desenvolvimento da criança, reforçando a necessidade da erradicação do trabalho infantil no Maranhão.
Todas as crianças presentes ao local participaram de atividades como teatro ao ar livre, apresentações de grupos tradicionais, confecções de brinquedos, trenzinho da alegria, oficinas, pintura no rosto, contação de história, entre outros. Lanches foram distribuídos a todos os presentes. Palestras relacionadas ao trabalho infantil também foram oferecidas. 
O titular da Semed, Moacir Feitosa, ressaltou a parceria que deve ser cultivada entre pais e escolas para que as ações voltadas à promoção de debates acerca de temas relativos aos direitos da criança e do adolescente sejam fortalecidos. "Toda criança que é amada em casa prospera na escola e tem um saldo positivo nos estudos, por isso precisamos do apoio dos pais e mães para juntos desenvolvermos nossas crianças da melhor forma possível. Pensando nisto, a gestão do prefeito Edivaldo tem investido na educação e em políticas públicas voltadas especialmente para crianças e adolescentes como forma de fortalecer e garantir direitos a estes pequenos cidadãos que merecem todo o nosso cuidado e atenção para que cresçam saudáveis e protegidos", destacou Moacir Feitosa.
Instrutores dos projetos Movimento e Resgate e São Luís Saudável estiveram presentes realizando atividades educativas de lazer. "As crianças são prioridade na gestão do prefeito Edivaldo. Atividades como essa fazem com que possam absorver informações positivas de como se portarem e como crescerem como bons homens e mulheres. O esporte e o lazer têm papel fundamental nesse trabalho. É uma forma de inserção social", destacou o secretário municipal de Desportos e Lazer, Rommeo Amin.
Participaram das atividades as Unidades Básicas da Educação Infantil, (U.E.B.) Alberto Pinheiro, Centro; Bernardina Spíndola, Centro; Gardênia Ribeiro Gonçalves, Madre Deus; Sofia Silva, Vila Passos; Castelinho, Santa Bárbara; e Profª Silva Stella Fonseca Furtado, Maracujá. As do Ensino Fundamental foram as escolas Gomes de Souza, Vila Maranhão; 21 de abril, Maracanã; João do Vale, Bacanga e Rubens Ferreira Rosa, Vila Nova República.
Os pais também puderam participar das atividades com seus filhos. O evento contou com a presença de grandes atletas do esporte maranhense como a jogadora de basquete Iziane Castro e autoridades do poder executivo e legislativo de São Luís. 
"Meu filho hoje teve um dia de príncipe. Parabens para todos aqueles que fizeram o evento acontecer. Nós mães gostaríamos que sempre houvessem momentos como esse para nossos filhos e filhas", destacou Maria José Alves, autônoma e mãe de Kaleb Alves.
Francimaria Durans Santos, 26 anos, mãe do pequeno Felipe Salomão Durans da Silva, 5 anos, estudante da U.E.B. Alberto Pinheiro, parabenizou a ação desenvolvida pela Prefeitura para a conscientização e erradicação do trabalho infantil. "Gostei muito de todas as atividades. As crianças precisam é disso mesmo, brincar, este é o momento delas. Também, cabe a nós, como pais, fazermos nossa parte para ajudar no crescimento dos nossos filhos e contribuir para que toda fase da vida deles seja desenvolvida com excelência", disse.
BRINCAR
A gestora da U.E.B. João do Vale, Maria de Jesus Silva Garcêz, disse que as crianças adoram atividades externas. "O projeto está sendo maravilhoso e torcemos para que venham mais e mais ações para nossas crianças. Está tudo bem organizado desde o lanche, as brincadeiras, oficinas, tudo que as crianças adoram. Dessa maneira, garantir e efetivar o direito de brincar é promover o bem-estar da criança e a valorização de sua individualidade como pessoa e cidadã", contou.
Pedro Pereira Mota, 4 anos, da U.E.B. Profª Silva Stella Fonseca Furtado, contou que adorou brincar no parque. "Gostei muito da história da dona aranha e de andar no trem. Muito legal".
Para Eliana Cruz, gestora da U.E.B. Profª Silva Stella Fonseca Furtado, o brincar é a manifestação da liberdade da criança. "O brincar é um direito da criança que é reconhecida como pessoa com interesses, desejos e vontades muito singulares. Deve ser garantido", concluiu.
Participaram ainda da ação o Grupo de Dança Afro Malungos (GDAM), Rede Amiga da Criança, Fórum das Escolas Comunitárias, Serviço Social da Indústria (Sesi), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Plan, entre outros.
SAIBA MAIS
No Brasil, o 12 de junho foi instituído como Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil pela Lei Nº 11.542/2007. As mobilizações e campanhas anuais são coordenadas pelo Fórum Nacional em parceria com os Fóruns Estaduais de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e suas entidades membros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário