terça-feira, 6 de junho de 2017

Prefeito Edvaldo e Vice Júlio Pinheiro recebem Secretária de Estado da Juventude do Maranhão e discutem parcerias nas áreas de Educação, Cultura e Turismo








Os jovens de São Luís vão ser contemplados com projetos e ações que têm foco na Educação, Cultura e Turismo, a partir de trabalho parceiro entre a Prefeitura e o Governo do Estado. 
Para formalizar o acordo, representantes da juventude das duas gestões reuniram-se com o prefeito Edivaldo, na tarde desta terça-feira (6), no Palácio La Ravardière. Na ocasião, foi apresentada a proposta e definido o cronograma prévio das atividades.
Programas como 'Jovem Cidadão', 'Aulão do Enem', 'Juventude Viva' e 'Geração Ciência', entre outros, serão implantados ou fortalecidos na capital. O prefeito Edivaldo destacou o diferencial da parceria em priorizar a juventude, estimulando o crescimento intelectual e sensibilizando para questões de cunho social.
"É uma parceria extremamente frutífera e reforça o trabalho que a Prefeitura já desenvolve com o Estado e agora, com foco na nossa juventude. Estamos satisfeitos com as possibilidades apresentadas e vamos trabalhar para que possamos ampliar o conjunto de projetos e atender à demanda dos nossos jovens", enfatizou o prefeito Edivaldo.
"Políticas que venham a contemplar a juventude são sempre oportunas, considerando o futuro promissor que queremos construir. O diferencial desses programas é o trabalho interligado de áreas importantes do conhecimento, fazendo com que o jovem participe, aprenda, além de promover o engajamento", avaliou o vice-prefeito Julio Pinheiro.
Desenvolver políticas de alcance direto e concretas para a juventude é o principal objetivo da parceria, avalia a secretária de Estado Extraordinária de Juventude (Seejuv), Tatiana Pereira. "O alinhamento Governo e Prefeitura é muito importante para que algumas ações tenham mais êxito e possam alcançar um maior contingente de jovens em São Luís", pontuou a gestora.
PROGRAMAS
Entre os programas que serão ampliados ao município está o 'Jovem Cidadão', que tem como objetivo apresentar a cidade a estudantes do Ensino Médio. Aproximadamente dois mil jovens de todo o Maranhão são alcançados com o programa. O 'Jovem Cidadão' consiste em passeios guiados por equipe da Secretaria Municipal de Turismo contando a história dos pontos turísticos mais importantes da capital e de outras regiões do Estado e ainda, atividades lúdico-esportivas nos bairros da capital.
O 'Aulão do Enem' é outra ação do conjunto que prepara para o Exame Nacional do Ensino Médio e a partir da parceria, passa a contemplar também estudantes da rede municipal de ensino.
O 'Juventude Viva' voltado para jovens de bairros periféricos, será lançado com a parceria e vai trabalhar nas comunidades mobilizando a juventude para ações socioculturais. Oito comunidades já estão cadastradas para essa ação, que tem previsão de iniciar no mês de julho.

O projeto 'Geração Ciência', promovido nas escolas e voltado à comunidade estudantil do Ensino Médio, estimula na realização de pesquisas em áreas diversas do conhecimento, sendo que as aprovadas são apoiadas pela gestão. O projeto está em fase de seleção dos trabalhos.
E a campanha 'Juventude Prevenida', que na segunda quinzena deste mês será ampliado às unidades de ensino fundamental do município. O trabalho discute e orienta sobre temas como violência na adolescência, drogas, doenças sexualmente transmissíveis e outros, a partir de palestras e oficinas.
PARCERIAS
"As duas gestões já estabeleceram algumas parcerias e agora, vamos unir atividades que desenvolvemos no município com o Estado, em benefício dos jovens da capital. com esse trabalho pretendemos estimular o conhecimento, reforçar a formação e despertar nestes jovens o interesse pela história São Luís", explica o coordenador Municipal de Juventude, Ulisses Fernando da Silva Campos.
O vereador e vice-líder do governo municipal na Câmara de Vereadores de São Luís, Raimundo Penha, esteve presente ao encontro, fortalecendo a parceria. "Mais uma conquista para nossa juventude que tanto precisa e quer participar, se engajar e contribuir para uma São Luís melhor. Nos alegra ver Prefeitura e Governo unidos e agora, realizando ações para nossos jovens", destacou Penha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário