segunda-feira, 5 de junho de 2017

Governo do Maranhão entrega 150 mil uniformes para estudantes das escolas da rede estadual de São Luís

“Este momento demonstra o interesse do governo em ajudar os alunos da escola pública, onde a maioria não tem condições de arcar com a despesa do fardamento e é muito importante porque a gente vê que em outros estados não está ocorrendo isso”, declarou Jorge Gabriel Aguiar Oliveira, do 2º ano do Ensino Médio, do CE Barbosa de Godóis, um dos 70.488 estudantes de 102 centros de ensino da rede pública estadual, em São Luís, que receberam novos fardamentos entregues pelo governador Flávio Dino, em solenidade, na manhã desta segunda-feira (5), no Convento das Mercês.
Estudantes e gestores escolares, representantes de todas as escolas, lotaram o auditório e agradeceram pelo novo fardamento que, segundo eles, trará mais segurança e será um apoio financeiro às famílias com filhos matriculados na rede pública.
“Nossos pais não têm condições de comprar farda, principalmente nesse tempo de crise. A gente fica muito feliz por estar recebendo os uniformes hoje. A farda ajuda a mostrar quem de fato somos, estudantes, e que nossa principal missão é estudar”, disparou a estudante Ingrid Lourrane Pinto Souza, de 15 anos.
Para a estudante Juliana Pereira de Oliveira, do CE Luís Rego, o uniforme demonstra um compromisso do governador Flávio Dino com os estudantes. “O Governo honrou um compromisso com os estudantes. Muito obrigada ao governador Flávio Dino, que ele continue trabalhando por nós, estudantes”, ressaltou.
Estudantes agradeceram pelo novo fardamento que significa um apoio financeiro às famílias com filhos matriculados na rede pública. Foto: Karlos Geromy/Secap
Em discurso emocionado, a gestora Mariza Lima Arruda Nobre, do Centro de Ensino Renascença, realçou a importância da política educacional implementada pelo Governo do Estado. “O uniforme é indubitavelmente um aspecto positiva na vida de cada aluno, pois além de contribuir com a identificação dos discentes da rede estadual de ensino, desenvolve o sentimento de pertencimento a um grupo, a uma rede de ensino, a uma escola, enfim, de pertencimento a um estado”, enfatizou.
Mariza Lima também se referiu à entrega dos uniformes como um dos elementos para a construção da escola digna. “Dignidade é um substantivo abstrato, entretanto, estamos hoje vivenciando a concretude dessa palavra, vivenciamos o exemplo de que é possível garantir as mesmas oportunidades sociais aos jovens estudantes de nossas escolas”, concluiu.
Durante o seu discurso, o governador Flávio Dino elencou uma série de investimentos realizados no âmbito do programa Escola Digna – a exemplo da reconstrução, reforma e construção de cerca de 600 escolas, capacitação de professores, entre outros – além de outras iniciativas atinentes a educação, como a expansão das escolas em tempo integral, Cidadão do Mundo, concessão do dobro de bolsas de pós-graduação e expansão do ensino superior. “Nós estamos nos esforçando muito para transpor a distância que há tradicionalmente entre o discurso e a ação. Há um consenso retórico em torno da educação, quase um lugar comum. Mas é preciso você dar substância a essa consenso. E essa substância só é dada todo dia, com ações práticas”, enfatizou.
O governador sublinhou ainda que a entrega dos uniformes possui três importantes dimensões: o pioneirismo da ação, a ajuda econômica para as famílias maranhenses e a geração de emprego e renda com a produção local dos fardamentos. “É uma ação que nunca tinha acontecido antes. Importante economicamente para as famílias de todos, porque vivemos um momento de dificuldades econômicas no país. E Cada farda que vocês estão vestindo gerou muitos empregos para muita gente”, afirmou Flávio Dino.
O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, destacou o ineditismo da ação no estado, uma vez que todos os estudantes da rede estão recebendo os uniformes. “Foi a primeira vez na história do Maranhão que o governo forneceu fardamentos a todos os 360.223 estudantes da rede estadual. Mais uma ação inédita do governador da educação, Flávio Dino, que tem compromisso com a valorização da educação de qualidade e digna para os estudantes,” destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário