quinta-feira, 8 de junho de 2017

Governo do Maranhão realiza mais de um milhão de atendimentos no Hospital Regional de Caxias

Mais de um milhão de atendimentos já foram realizados desde a inauguração do Hospital Regional de Caxias Dr. Everaldo Ferreira Aragão, em janeiro de 2016. 

A unidade, administrada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), tem oferecido serviços a mais de 783 mil maranhenses de 26 cidades da região leste do estado. 


Com o hospital, o poder público estadual oferece aos maranhenses serviços especializados como cirurgias, exames e consultas ambulatoriais.


Antes do Hospital Regional de Caxias Dr. Everaldo Ferreira Aragão, os pacientes precisavam se deslocar para conseguir atendimento médico especializado. Hoje, o cidadão que mora na região leste maranhense tem acesso a atendimento de qualidade nas proximidades de seu município, com maior conforto e comodidade.

O autônomo Gildásio da Rocha Junior, de 34 anos, avaliou positivamente os serviços do hospital. “Pra mim, o hospital oferece um excelente atendimento. Já fui atendido em outras unidades no município e vejo essa como a melhor. A equipe é nota dez”, contou o paciente que teve pneumonia com derrame pleural, passou 19 dias com um dreno e continua em acompanhamento médico no hospital. O vendedor Carlos Roberto Sales, de 33 anos, morador de Caxias, também aprovou os serviços da unidade. “O atendimento foi ótimo. Fui muito bem recebido e atendido aqui. A cirurgia foi muito bem sucedida”, contou.

A unidade de saúde oferece para a população uma estrutura com 116 leitos de internação, sendo 26 leitos de clínica médica, 26 leitos de clínica pediátrica, 26 leitos de clínica ortopédica, 26 leitos de clínica cirúrgica, 12 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 6 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários (UCI). Os pacientes contam, ainda, com atendimento médico-hospitalar em cirurgia geral, clínica médica, neurologia, ortopedia, oftalmologia, cardiologia, pediatria e gastroenterologia.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, destaca que, com funcionamento dos hospitais regionais, o Governo do Estado amplia o acesso da população aos serviços de saúde. “Com o atendimento oferecido pelos hospitais regionais, o poder público estadual descentraliza os serviços, expandindo os territórios maranhenses assistidos com atendimento especializado, especialmente de média e alta complexidade, como é o caso do Hospital Regional de Caxias Dr. Everaldo Ferreira Aragão”, disse.     

De janeiro de 2016 a maio de 2017, a unidade de saúde contabilizou 1.014.383 atendimentos. Foram 5.898 cirurgias, 110.638 exames, 5.195 consultas e 7.282 internações. Durante esse período, também foram executados 887.417 procedimentos de enfermagem. O hospital oferece atendimento especializado e procedimentos como cirurgias plásticas reparadoras, ortopédicas, urológicas e vasculares. Além dos exames laboratoriais, são realizados raio-X, endoscopia e tomografia.

Além de Caxias, são alcançados pelos serviços do hospital moradores de municípios como Afonso Cunha, Aldeias Altas, Buriti, Coelho Neto, Duque Bacelar, São João do Sóter, Barão de Grajaú, Benedito Leite, Buriti Bravo, Carolina, Jatobá, Lagoa do Mato, Mirador, Nova Iorque, Paraibano, Passagem Franca, Pastos Bons, São Domingos do Azeitão, São João dos Patos, Sucupira do Norte, Sucupira do Riachão, Matões, Parnarama, São Francisco do Maranhão e Timon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário