quinta-feira, 1 de junho de 2017

Prefeitura de São Luís apóia projeto de fomento ao tambor de crioula

Secretário Moacir Feitosa (SEMED) e Equipe SECULT
'Punga dos Saberes' é o nome do projeto que tem como proposta apoiar e fomentar ações ao tambor de crioula do Maranhão através de ações educativas, de formação e de transmissão de saberes tradicionais. 
Já foi realizada reunião de alinhamento do projeto pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).
A iniciativa foi aprovada em 2ª lugar no Edital Nacional para Bens Registrados do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e está prevista para começar no segundo semestre de 2017, em escolas da rede municipal de ensino, contando também com a parceria do Comitê Gestor de Salvaguarda do Tambor de Crioula do Maranhão.
Estavam presentes à reunião o secretário de Educação, Moacir Feitosa e de Cultura, Marlon Botão além de técnicos das duas secretarias. "Já estamos alinhando o projeto com a Semed para sua realização em parceria entre as duas secretarias municipais. A iniciativa é inédita e vai ofertar a mais de mil crianças e jovens da rede pública municipal conhecimento sobre nossas tradições e cultura negra, tendo como base o tambor de crioula, patrimônio imaterial do Brasil, com origem no Maranhão. Isso ressalta o compromisso do prefeito Edivaldo de valorizar nossa cultura e incentivar desde a infância o contato com manifestações locais", ressaltou o secretário municipal de cultura, Marlon Botão.
"Estamos dialogando para desenvolver um importante projeto com nossos estudantes da rede. Acredito que é importante a parceria entre as secretarias municipais, principalmente as que têm base no mesmo propósito e entendo que, juntos, podemos fomentar a cultura e a educacao", disse o titular da Semed, Moacir Feitosa.
O projeto vai realizar 21 oficinas de tambor de crioula para 600 jovens integrantes de 21 escolas, quatro oficinas para 120 educadores do município e também prevê cinco oficinas de tambor de crioula para formação de 150 crianças e jovens integrantes de grupos de tambor e comunidades da Grande São Luís, além de produzir e distribuir mil cartilhas educativas, no formato de história em quadrinhos, sobre a manifestação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário