sexta-feira, 23 de junho de 2017

Prefeitura garante manutenção e limpeza dos arraiais de São Luís durante o 'São João de Todos'

Prefeitura garante manutenção e limpeza dos arraiais de São Luís durante o 'São João de Todos'

Uma força-tarefa organizada pela Prefeitura de São Luís tem garantido a coleta regular de lixo e a manutenção da limpeza em todos os arraiais da capital, neste festejo de São João. O trabalho das equipes se concentra nos quatro terreiros do circuito oficial, dos Vivas e aqueles promovidos pelas comunidades em diversos bairros. Desde o início das festas, foram coletadas mais de 800 toneladas de resíduos nestes espaços.

Integrando o programa de limpeza da Prefeitura no período junino, neste sábado (24), o Comitê Gestor de Limpeza Urbana de São Luís promove ação educativa com a instalação do 'lixômetro' no Arraial da Praça Maria Aragão, a partir das 18h. O objetivo é medir o volume de lixo descartado pela população no local, durante o evento. "A ideia também é mostrar às pessoas o quanto se produz e descarta de resíduos em eventos deste porte e conscientizar para o descarte correto dos resíduos", enfatiza a coordenadora do comitê, Carolina Estrela. O 'lixômetro' tem capacidade para coleta de três mil litros de resíduos.

O plano de coleta nos arraiais foi definido com os organizadores, que apresentaram previamente ao comitê cronograma de limpeza e gerenciamento de resíduos. Com isso, foi possível a coleta e remoção pelas equipes de limpeza. Segundo levantamento do comitê, em cada evento é coletado cerca de 19 toneladas.


"É um trabalho planejado e permanente para que o São João seja só de alegrias. A conscientização de todos para jogar lixo no lixo também é muito importante", enfatiza a coordenadora do Comitê, Carolina Estrela. O contingente envolvido na limpeza inclui agentes de varrição, de coleta e motoristas. As equipes estão a postos a partir das 2h da madrugada indo até às 9h da manhã, se dividindo nos arraiais.

Nos arraiais oficiais Donato Alves (Ipem) e Humberto de Maracanã (Parque Folclórico da Vila Palmeira) o trabalho é realizado todos os dias, pela manhã. Na Praça Maria Aragão, dois cronogramas, sendo um de terça a sábado, assim que encerram as atrações, aproximadamente às 2h da madrugada e, se necessário, com reforço pela manhã; e aos domingos e segundas, pela manhã, devido as apresentações encerrarem mais tarde.

COLETA SELETIVA

Projeto ambiental criado na gestão do prefeito Edivaldo, os Ecopontos recebem materiais que não são recolhidos na coleta convencional, diminuindo assim os pontos de descarte irregular de resíduos. O Ecoponto integra o conjunto de ações da administração para combate ao descarte irregular e conscientização da sociedade. São recebidos resíduos de poda e capina, entulhos da construção civil e móveis em desuso.

Atualmente existem cinco ecopontos na capital: Parque Amazonas, Bequimão, Turu, Jardim América e Angelim. O projeto da gestão prevê outros ecopontos na cidade, devido ao grande número da população e área extensa dos bairros.


Outra medida da gestão foi implantar a Central de Atendimento do Comitê Gestor de Limpeza Urbana. Pelo canal, a população pode fazer denúncias, reclamações, solicitações de serviços, sugestões, assim como solucionar dúvidas em relação ao atendimento dos serviços de limpeza urbana.

A partir das solicitações o comitê realiza, mensalmente, avaliação de qualidade do serviço de limpeza ofertado à população, com o intuito de identificar os pontos que necessitam de melhorias. O serviço funciona de segunda a quinta-feira das 8h às 18h e as sextas-feiras de 8h às 14h e pode ser acionado ainda pelo 0800 098 1636. A central fica no Palácio de La Ravardière - Praça Pedro II.

Nenhum comentário:

Postar um comentário