segunda-feira, 12 de junho de 2017

Rotatória da Forquilha recebe nova iluminação com avanço das obras


Forquilha recebe nova iluminação com avanço das obras
Com o avanço das obras no retorno da Forquilha, feitas em parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de São Luís, foi concluido o trabalho de readequação da iluminação pública da nova estrutura urbanística da cidade. O trecho que recebe os serviços serve de acesso à rodovia que liga a capital aos demais municípios da Região Metropolitana. O projeto de iluminação é executado pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

O secretário da Semosp, Antonio Araújo, avaliou a escolha do modelo como o mais adequado às características gerais do projeto urbano. O estilo permite melhores condições de luminosidade, com mais qualidade, mantendo o padrão de eficiência e auxiliando na redução dos índices de violência na região.

"A iluminação pública é mais um dos elementos dessa nova estrutura urbanística que juntos, Prefeitura e Governo estão oferecendo à cidade", destacou Antonio Araújo. Ele acrescenta ainda que com o avanço da importante obra foi necessária a realização de algumas intervenções. "O trabalho acompanha o planejamento da nova estrutura, preservando as vantagens de economia e eficiência de energia, além de proporcionar mais segurança a pedestres e condutores", ressaltou o titular da Semosp.

Para o secretário de Estado de Infraestrutura (Sinfra), Clayton Noleto, o trabalho conjunto tem resultado em mais agilidade, qualidade e melhor atendimento às demandas da população. "Com esta obra não é diferente. A população aguarda a entrega deste importante conjunto de serviços que vai promover maior fluidez do trânsito naquela área. A parceria entre Prefeitura e Governo só cresce e quem ganha é a sociedade" avaliou Noleto.


LUMINÁRIAS

Com as obras foram retirados 27 postes da atual configuração e recolocados novos com luminárias em LED. Esse tipo de iluminação é o mesma instalado nas Avenidas Guajajaras e Jerônimo de Albuquerque e obedece ao projeto luminotécnico pensado para esta área e entorno.

Foram instalados aproximadamente 35 novos postes e 55 luminárias ao longo da rotatória para auxiliar os motoristas na visualização dos novos acessos, no período noturno. A iluminação também vai orientar o fluxo dos veículos que trafegam na via até a extensão das avenidas.

O projeto de iluminação da Prefeitura no retorno da Forquilha prevê ainda a instalação de 800 metros de eletrodutos para controle do abastecimento do sistema elétrico subterrâneo. "O sistema de iluminação utilizado pela Prefeitura utiliza equipamentos próprios e não permite a exposição de cabos elétricos, fator que polui a paisagem urbana da cidade. É destacado pela sua eficácia e alto nível de economia de energia", enfatizou o titular da Semosp, Antonio Araújo.


A parceria das gestões para realizar as obras de reestruturação da área teve início em junho do ano passado, com assinatura da Ordem de Serviço. O projeto inclui serviços estruturais, o melhoramento na geometria e no tráfego da área; realização de drenagem profunda com pavimentação de avenidas e recapeamento de vias alternativas. Foram promovidas ainda intervenções no trânsito para garantir maior mobilidade urbana e controlar os congestionamentos, que são recorrentes naquela área.

O objetivo dos serviços é a melhora do tráfego na região da Forquilha, assim como o acesso das avenidas Guajajaras, Jerônimo de Albuquerque e as MAs 201 e 202. As mudanças na área vão melhorar a circulação de veículos na via, atendendo solicitação antiga da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário