segunda-feira, 12 de junho de 2017

SINDSAUDE realiza manifestação de protesto em frente ao Socorrão 2

Dirigentes do SINDSAUDE e Trabalhadores e trabalhadoras em manifestação
por melhores condições de trabalho e pagamento de salários atrasados.
O Sindicato dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem e Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde no Maranhão (SINDSAUDE) realizou Manifestação de Protesto na Sexta Feira (9), em São Luís, em frente ao Socorrao II.

De acordo com a entidade sindical os Técnicos de Enfermagem contratados pelo município de São Luís na modalidade "Contrato Temporário - CT", estão há dois meses sem receber salários e não suportaram mais a situação. 

A denúncia chegou ao SINDSAUDE que reuniu os trabalhadores e trabalhadoras e deliberaram por realizar uma manifestação pública para expor o problema às autoridades e também à sociedade.

De acordo com a denúncia que chegou  à Diretoria do SINDSAUDE os trabalhadores vinculados ao município por essa modalidade de contrato vivem uma situação muito grave e afirmam que da forma como trabalham estão sujeitos a situações análogas à condição de escravos.

Os trabalhadores denunciam também atrasos recorrentes no pagamento dos salários sem auxílio alimentação, sem auxílio transporte, sem pagamento dos adicionais noturno e de insalubridade e ainda ameaçados por gestores municipais, sofrendo assédio a todo momento caso reclamem da situação precária oferecidas  pelas unidades de saúde para o desempenho do Trabalho dos profissionais no dia a dia. 

O SINDSAUDE por meio de sua assessoria jurídica já encaminhou diversas notificações com pedido de providências ao Prefeito e à Secretária Municipal de Saúde, Helena Duailibe.

No entanto de acordo com os sindicalistas nenhuma providência foi adotada ainda, no intuito de resolver a situação dos que teem contratos temporários.

A Presidenta do SINDSAUDE Dulce Sarmento ressaltou ser triste e  lamentável verificar o descaso com centenas de profissionais que dedicam-se à assistência social diuturnamente no Hospital de Urgência e Emergência Dr.Clementino Moura ( Socorrao II). Lutamos por respostas.".

A Vice Presidente do SINDSAUDE Lucimary Santos lembra que "É importante fazer o registro das péssimas condições da assistência pública à saúde prestada, pois recebemos inúmeras denúncias de pacientes e acompanhantes que relatam a ausência de condições estruturais mínimas para os atendimentos. Muitos pacientes ( inclusive idosos) seriam atendidos em macas no chão, dificultando sobremaneira o trabalho da Enfermagem que na maioria dos casos precisa ajoelhar-se no chão para realizar procedimentos incluindo a administração de medicações e por direitos.".

A Presidenta do SINDSAUDE Dulce Sarmento afirma que por isso mesmo a luta continua. "É desse modo que os aguerridos profissionais da enfermagem desempenham o seu trabalho, e olha que sem receber a remuneração, uma vez que, até a data de hoje, os trabalhadores ainda não receberam os salários atinentes aos meses de abril e maio/2017.".

Nenhum comentário:

Postar um comentário