quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Comunidade científica e acadêmica da UFMA gostou do nome de Alan Kardec Barros para ocupar Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação

Professor PHD Alan Kardeck Duailibe Barros Filho
A Reitora da Universidade Federal do Maranhão anunciou essa semana mudanças na equipe de Pró-Reitores da Instituição.

Nair Portela nomeou Alan Kardec Duailibe Barros Filho novo Pró Reitor de Pesquisa, Pós –Graduação e Inovação em substituição ao Professor Dr. Fernando Carvalho que ocupava duas funções: a de Vice-Reitor eleito e também a de Pró-Reitor.

A Reitora tomou medida  acertada pois imagina-se que o acúmulo de cargos não seja bom para nenhuma Gestão pois poderia acabar criando embaraços e reduzindo a produtividade exigida para ambas as funções.

O Blog manteve contato com membros da comunidade científica e acadêmica da UFMA e constatou a aceitação do nome de Alan Kardeck pelo currículo acadêmico que por si só já o qualifica a exercer com maestria a Função de Pró Reitor.

Entre os estudantes e Técnicos Alan é bem visto pela postura sempre acolhedora, coerente e compromissada com o a produção científica e a extensão sempre focadas no desenvolvimento da universidade.

E isso fica claro durante toda a vida Acadêmica do Professor.  

Allan Kardec Duailibe Barros Filho possui graduação em Engenharia Eletrica pela Universidade Federal do Maranhão (1991), mestrado em Information Engineering - Toyohashi University of Technology (1995) e doutorado em Information Engineering pela Universidade de Nagoya (1998). Tem pós-doutorado pelo RIKEN (The Institute of Physics and Chemistry), Japão. Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Maranhão, orienta(ou) vários alunos em nível de mestrado e doutorado, inclusive na Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO).

Tem vários projetos de pesquisas em diversas áreas do domínio da energia e engenharia elétrica, incluindo um PRONEX (Programa de Apoio a Núcleos de Excelência).

É consultor da CAPES assim como editor associado da Signal Processing, além de servir como revisor de vários periódicos e conferências de referência internacional.

Já ocupou cargos de pró-reitor, diretor de pesquisa, secretário de educação de São Luís e de diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).


Portanto, ponto para a UFMA e a Reitora Nair Portela que acertou na escolha do novo Pró Reitor. 

Apenas a bestialidade humana ou mesmo a cretinice de alguns poucos e quase raros oportunistas da ideia de gestão democrática em uma universidade pública poderia questionar a presença de Alan Kardeck como Pro Reitor da UFMA. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário