terça-feira, 22 de agosto de 2017

Praças reformadas pela Prefeitura de São Luís se transformam em espaço de convivência para famílias


Espaço para as crianças brincarem, para o convívio social e integração de todas as idades, para o esporte e o lazer. Com o planejamento de reestruturação e revitalização dos espaços públicos, a Prefeitura de São Luís garantiu a reforma, ampliação e construção de novas praças em diversos bairros da capital. Áreas abandonadas, que serviam como lixões, deram lugar a espaços de convivência estruturados e equipados. Benefício para centenas de moradores que passaram a ter opção de entretenimento perto de casa e com segurança.
"O trabalho da Prefeitura de recuperação de praças e demais espaços públicos, conforme determinação do prefeito Edivaldo e que tem apoio e colaboração dos moradores. Em muitos destes espaços são eles, reunidos em comitês gestores, que fiscalizam, irrigam as plantas, administram o espaço de quadra e também estão em interação com setor público para intervenções necessárias", destaca o presidente do Instituto Municipal de Paisagem Urbana (Impur), Luiz Carlos Borralho.
Os espaços públicos revitalizados pela Prefeitura consolidam o compromisso do prefeito Edivaldo em oportunizar o lazer e o entretenimento para as comunidades, segundo destacou o secretário municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), Mádison Leonardo Andrade. "Além de embelezar os bairros e preservar o patrimônio público", enfatizou o secretário.
No Cohatrac IV, a Praça Jackson Lago recebeu serviços de pintura, ampliação dos passeios, implantação de bancos, readequação da iluminação pública, implementação de uma nova jardinagem e área de vivência. Para a criançada, foi instalado um playground, quadra poliesportiva e ainda, academia ao ar livre.
Nos fins de tarde, o autônomo Marcos Pereira Jansen aproveita bastante a estrutura da praça em passeio e brincadeiras com a filha Valentina, de quatro anos. "Ela gosta muito de vim para cá e sempre estou aqui para ela gastar energia, se divertir. É um espaço ótimo,tem localizado, seguro e de muitas alternativas para as crianças. Umas das melhores obras que já vi", disse ele.

A também autônoma, Daniele de Sousa, 37 anos, mora no bairro e passou a frequentar a praça após a revitalização. Todos os dias ela vai se exercitar na academia instalada no local. "Ficou muito bom, sobretudo porque nem todos podem pagar uma academia e fazer uma atividade física é necessário. Essa reforma foi a melhor coisa para esta praça. Ficou linda", disse. A Praça Jackson Lago ganhou nova e moderna iluminação pública deu um toque diferenciado à obra, valorizando o espaço.
ESPAÇO DE LAZER
Moradores do bairro Cohab Anil II ganharam um importante espaço de entretenimento com a reforma da Praça V. A estrutura conta com espaços de lazer e convivência; instrumentos para prática de educação física e atividades esportivas, como academia ao ar livre; nova iluminação pública; mesa de integração para a comunidade; e jardins em todo o espaço.
A estrutura da praça é bastante elogiada pelo professor Waldizar Souza, 44 anos. Todas as tardes ele e os dois filhos aproveitam para curtir o local. "Aqui a gente se diverte, aproveita o fim de tarde e estou ensinando meu filho a andar de bicicleta, não tem espaço melhor. Amplo, seguro e de ótima estrutura", avaliou o professor. Ele estava acompanhado dos filhos João Pedro, de sete anos, e Carolyna, quatro anos. A praça foi beneficiada também com rampas de acessibilidade e área para 25 vagas de estacionamento, garantindo, assim, mais conforto a quem utiliza.
No bairro Vinhais, a reforma e melhorias na Praça do Letrado fizeram desta o principal ponto de encontro e lazer de quem reside nas proximidades. O que antes era um local depredado e subutilizado, com a obra da Prefeitura se tornou um amplo espaço para o lazer, a prática de esporte e a convivência dos moradores.
A praça possui Arena de Beach Soccer, quadra poliesportiva, playground, novo calçamento, três mil metros de tapete de grama, equipamentos de ginástica, nova iluminação e uma nova parada de ônibus. Em uma ampla área livre as crianças brincam e moradores reúnem para aulas de ginástica. Um jardim, preservado pelos moradores, embeleza a praça.
Na lista das mais belas e importantes praças da cidade estão ainda a Praça Nauro Machado, que homenageia o poeta maranhense, localizada no Centro Histórico, foi totalmente revitalizada. A obra, resultado de parceria entre Prefeitura e Governo do Estado, contribui para o turismo e valoriza o bairro. No conjunto de serviços na Nauro Machado está reforma do calçamento, poda e supressão de árvores, manutenção dos bancos, reestruturação da iluminação do local e reforma dos banheiros públicos.
A Prefeitura recuperou ainda as praças do Pantheon (Centro), Praça do Circo Escola (Cidade Operária); a praças da Camboa e Carlos Chaib (Camboa); Praça José de Ribamar dos Santos Corrêa (no bairro Rio Anil); Praça Dunas do Litoral (Calhau); Renascer e Ruy Frazão, (Cohab); as praças Verão e das Árvores (Cohatrac); Praça Irmã Gabriella Torselli, no bairro Turu; a praça Nossa Senhora das Graças (Coradinho); Praça da Roxinha (Ipase de Baixo) e a Praça do Pescador, no Portinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário