terça-feira, 1 de agosto de 2017

Prefeitura de São Luís participa de reunião do Colegiado Metropolitano

Prefeito Edivaldo Holanda Jr fala durante reunião
Discutir projetos em benefício dos municípios da Região Metropolitana, definir agenda de planejamento para a metropolização e elaborar políticas públicas integradas foram objetivo da reunião do Colegiado Metropolitano da Região Metropolitana da Grande São Luís (RMGLS). 
O prefeito Edivaldo participou do encontro, promovido na manhã desta terça-feira (1º), no Palácio dos Leões, que reuniu gestores municipais das 13 cidades integrantes da região. A metropolização atinge mais de 1,6 milhões de pessoas com ações comuns às regiões.
Durante o evento os gestores confirmaram a realização da 'I Conferência Metropolitana da Região Metropolitana da Grande São Luís', a se realizar dias 10 e 11 de outubro. O Plano Metropolitano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos será um dos temas principais da conferência. Ainda no encontro foi discutida a agenda de planejamento da metropolização, elaboração do regimento interno, assinatura do Termo de Adesão dos Municípios e elaboração do edital de convocação da sociedade civil organizada para que participem das discussões.
"Esses passos estão delineados em ambos os textos normativos e nós temos que cumprir, para que a Região Metropolitana seja reconhecida nos termos da Lei Federal que regula o Estatuto da Metrópole. É mais um passo concreto para a construção da estrutura de governança interfederativa, que terá o processo concluído ainda este ano", destacou o governador Flávio Dino.
O prefeito Edivaldo pontuou a importância dos debates para o avanço da proposta de ação conjunta das gestões municipais. Em sua avaliação, a conferência é mais um passo concreto que se dá na agenda dos municípios que compõe a Região Metropolitana. O prefeito destacou que discutir uma agenda comum possibilita o desenvolvimento de políticas públicas integradas, com benefícios para as cidades e para a população.
"A nossa administração tem muito a contribuir na discussão sobre a gestão correta dos resíduos sólidos a partir da experiência com a total desativação do lixão da Ribeira e o manejo correto dos resíduos no novo aterro sanitário no município de Rosário. O Aterro da Ribeira, que era um dos maiores gargalos do município, hoje é uma área em permanente processo de monitoramento para recuperação ambiental do espaço e em nada mais lembra a situação degradante de outrora", afirmou o prefeito.
"O objetivo deste encontro é o debate de políticas públicas mais direcionadas e que consolida e reforça o trabalho do Governo em apoio aos municípios que fazem parte do grupo", pontuou o presidente da Agência Executiva Metropolitana (Agem), Pedro Lucas.
As tratativas para a consolidação do projeto vêm sendo realizadas desde o ano passado e como resultado, estão em andamento obras estruturais e sociais. A próxima etapa é a realização de conferências para instituição do Conselho Participativo – que será definido a partir desses seminários realizados em cada cidade, que elegem os delegados – e, consequentemente, a Conferência Metropolitana.
Neste primeiro momento, a metropolização vai beneficiar mais de 1,6 milhão de habitantes da Região Metropolitana de São Luís, que representam quase 40% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. Além de São Luís, os demais municípios que integram a agenda da metropolização estão Raposa, Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Alcântara, Rosário, Santa Rita, Bacabeira, Cachoeira Grande, Presidente Juscelino, Icatu, Axixa e Morros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário