quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Edivaldo Junior participa de diplomação do Prefeito e Vice Prefeita Criança

Prefeito Edivaldo: amigo da criança
Uma sessão solene marcando importante momento para Thiago Cutrim e Kimberly Saori, ambos de 11 anos, estudantes do 6º ano da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Maria Rocha. Eles foram diplomados pelo prefeito Edivaldo como prefeito e vice-prefeita Criança, em solenidade na tarde desta quarta-feira (11), no auditório do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). 
A cerimônia integra as atividades da primeira edição do projeto Prefeito Criança, iniciativa da Prefeitura de São Luís. A ação tem como objetivo estimular alunos da rede municipal de ensino a se interessar, conhecer mais e participar do cotidiano dos gestores do Poder Executivo Municipal.
O prefeito Edivaldo parabenizou os alunos vencedores e pontuou a importância dessa participação na vida pública. "Agradeço aos que acolheram o projeto, que trabalharam pela sua concretização. É uma experiência muito significativa para estes estudantes por trazer a noção de cidadania, despertar a consciência política e por abrir espaço para que se discuta este tema no âmbito escolar. A política é um instrumento de transformação da sociedade e pela qual se projetam as mudanças. Sinto-me feliz por estar ao lado destes jovens inspiradores e lhes desejo êxito e muito conhecimento nesta experiência que desfrutam", pontuou o prefeito.
Abrindo oficialmente a cerimônia, o presidente do TRE, desembargador Raimundo José Barros de Sousa, parabenizou os estudantes e mostrou sua satisfação pelo momento de cidadania. "Nos alegra ver que ainda há o interesse pelas ações do parlamento e pelo fazer política. Que estes jovens eleitos possam tirar desta oportunidade uma rica experiência para suas vidas e os parabenizo, desejando sucesso", pontuou.
"Ao pensar nesse projeto tínhamos em mente exercitar a cidadania dessas crianças e estimular o protagonismo juvenil no sistema educacional da cidade. É um momento importante para a construção da cidadania e entender o que é a política e a ética, tendo em mente que só faz sentido fazer política se for para o bem público", pontuou o secretário municipal de Educação (Semed), Moacir Feitosa. Os eleitos terão um ano em atividades no cargo para participar da agenda da Prefeitura e por em prática o projeto vencedor.
Os eleitos concorreram com alunos de outras quatro escolas da rede municipal e venceram com o projeto Os 4 'Rs' na Escola – que significa recuperar, reciclar, reaproveitar e reutilizar. Propõe o desenvolvimento de ações educativas, de sensibilização e também práticas, junto à comunidade, com fins à preservação do meio ambiente. Moradores do bairro Areinha, ao pensar no projeto, os estudantes tiveram como exemplo o próprio bairro e a inclusão dos moradores para executar as atividades propostas.
Emoção, felicidade e uma batalha vencida na avaliação do Prefeito Criança de Thiago Cutrim, que vai aproveitar a experiência para aprender como o Poder Executivo trabalha. "Eu estou muito feliz e agradecido a todos que me ajudaram a chegar até aqui, por essa oportunidade, que foi resultado do esforço meu e da equipe. Eu quero aproveitar tudo que puder e saber como o prefeito consegue tempo livre com a agenda de trabalho que é muito cheia. Além disto, quero realizar nosso projeto escolar", disse.
A vice-prefeita Criança, Kimberly Saori, tem como meta nesta função ajudar quantas pessoas ela puder falando sobre preservação do meio onde se vive. "A gente planejou um projeto muito legal que os próprios moradores vão realizar. A gente pretende deixar nosso bairro menos poluído e contamos com a ajuda de todos. Eu fiquei muito emocionada com essa vitória e dedico aos meus professores, colegas e família", enfatizou.
"No projeto, focamos reunir escola e comunidade e vencer nos deixou muito orgulhosos, emocionados e satisfeitos. É muito gratificante e vejo como um reconhecimento de um trabalho gradativo que construímos com nossos estudantes. Sempre acreditamos no potencial dos nossos alunos, um momento que não esquecerei e muito significativo que a escola está vivendo", enfatizou a professora Sherles Gardênia de Carvalho Almeida, professora de História dos alunos diplomados. Um total de seis escolas participaram do projeto Prefeito Criança, inscrevendo seus planos de ação.
AGENDA
A primeira atividade de trabalho dos gestores mirins do município será a recepção ao grupo de estudantes que retornaram da cidade de Wuhan, na China, como parte do programa Cidades-Irmãs, nesta quinta-feira (12), Dia das Crianças. Na ocasião, será tratada a continuidade da parceria em áreas diversas com a cidade chinesa. O projeto Prefeito Criança terá outras edições e será inserido no calendário de atividades da gestão municipal.
Presentes ainda ao evento, a primeira-dama, Camila Holanda; o presidente da Câmara de São Luís, Astro de Ogum e o primeiro vice-presidente, Osmar Filho; a representante do Unicef em São Luís, Lissandra Leite; a coordenadora do projeto Prefeito Criança, Adriana Carvalho, da Semed; membros e servidores do TRE; estudantes, professores e gestores da escolas participantes e familiares.
SAIBA MAIS
Os estudantes Thiago Cutrim e Kimberly Saori são alunos da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Maria Rocha. Eles foram eleitos a partir da apresentação de projetos voltados para a sustentabilidade. Seis crianças entre 10 e 11 anos estudantes do 5º e 6º anos das U.E.Bs. Galileu Clementino, Henrique de La Roque, Sá Vale, Menino Jesus de Praga, Maria Rocha e Uruati concorreram à vaga, com seus respectivos vices. Os outros candidatos que não foram eleitos vão exercer cargos de subprefeitos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário