segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Governador Flávio Dino entrega Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão nesta terça-feira (10)

O Governo do Estado entrega, nesta terça-feira (10), às 9h, o Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO).

A unidade é primeiro hospital público do estado de alta complexidade exclusivo para o tratamento dos casos de ortopedia e trauma.

Anteriormente, cirurgias ortopédicas eram restritas ao Hospital de Câncer do Maranhão e Hospital de Urgência e Emergência Dr. Clementino Moura (Socorrão II).

O HTO ofertará aos pacientes atendimentos com equipamentos de alta tecnologia. Entre os procedimentos, alongamento ósseo e implante de próteses articulares, assim como o tratamento de crianças com doenças musculoesqueléticas.

A nova unidade vai contar com três centros cirúrgicos, posto de enfermagem, sala de repouso, salas de curativo e alas especializadas no tratamento pediátrico e de idosos. O hospital disponibilizará, ainda, 44 leitos, sendo dez para Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O corpo clínico será formado por mais de 45 médicos, alguns com diploma internacional, com especialização em cirurgias de ombro e cotovelo, joelho, quadril, coluna, mão e microcirurgia, pé e tornozelo, trauma e ortopediatria.

Também estão previstos pareceres de cardiologia, cirurgia plástica, cirurgia vascular e cirurgia geral, assim como serviços de enfermagem, nutrição, fisioterapia, fonoaudiologia, serviço social e psicologia.

O hospital disponibilizará, também, atendimento ambulatorial com marcação de consultas, análises clínicas, exames de radiologia, ultrassonografia, tomografia, eletrocardiografia e agência transfusional.

Atendimento

Em média, o Hospital de Câncer do Maranhão, antigo Hospital Geral, realiza de 70 a 80 cirurgias no por mês; atualmente, 2.500 pacientes aguardam por cirurgia na unidade.

No Maranhão, cerca de 70% dos pacientes internados na ortopedia dos hospitais de emergência são vítimas de acidente de moto, os outros 30% estão relacionados com acidentes de carro, doméstico, trabalho, vítimas de violência e idosos.

A depender da unidade, seja municipal, estadual ou federal, o tempo de espera por cirurgia varia entre 2 a 4 anos. Quando se trata de procedimentos de alta complexidade, essa espera pode chegar a 8 anos.

SERVIÇO

O QUÊ? Entrega do Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão

QUANDO? Terça-feira (10), às 9h

ONDE? Rua Barão de Grajaú, s/n, Jardim Eldorado – Turu, São Luís

Nenhum comentário:

Postar um comentário