terça-feira, 10 de outubro de 2017

Júlio Pinheiro lidera comitiva em Paris e discute cooperação técnica com a França

Júlio Pinheiro e comitiva na cidade de Saint-Malo, na França
A Prefeitura de São Luís participou nesta segunda (9) e terça-feira (10), do Encontro para Internacionalização das Comunidades Territoriais, realizado em Paris (França). O evento reforça a política internacional de cooperação entre o governo francês e governos de outras localidades em diversas partes do mundo. 
O município de São Luís participa do evento, auxiliando no processo de construção de uma política nacional de cooperação entre o Brasil e a França com a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e outros municípios brasileiros que já possuem relações institucionais com aquele país. O vice-prefeito de São Luís, Julio Pinheiro, representa o prefeito Edivaldo nas reuniões.
Dentro dessas relações, o prefeito Edivaldo finaliza um termo de cooperação entre a capital maranhense e a cidade francesa de Saint-Malo, termo que propiciará a cooperação técnica para o desenvolvimento de projetos compartilhados nas áreas da cultura, patrimônio histórico e turismo. Ressalta-se que, a relação de São Luís com Saint-Malo, remete à história da fundação da capital ludovicense. Conta a história que foi deste território francês que partiram as naus trazendo Daniel de La Touche e os colonizadores franceses que teriam fundado a cidade.
Na segunda-feira (9), o vice-prefeito de São Luís, Julio Pinheiro, participou de uma mesa redonda na qual participaram também o conselheiro da Embaixada do Brasil na França, Cesário de Alexandria; o responsável pela Agência Francesa de Desenvolvimento no Brasil, Delphine Fachier; o secretário executivo da Frente Nacional de Prefeitos, Gilberto Pierre; o representante da Prefeitura de Saint-Malo, Jacques Huchet, e o representante das Cités Unies da França, Felicia Medina, além de outras autoridades francesas.
O vice-prefeito Júlio Pinheiro apresentou os potenciais da cidade para o estreitamento dos laços entre os dois países e a proposição de novos projetos a partir de uma cooperação técnica com a França. "É fundamental, neste momento de crise, a busca de novas parcerias com o objetivo de fomentar apoio técnico para o desenvolvimento das potencialidades de São Luís.", ressaltou Julio Pinheiro.
Acompanhando o vice-prefeito, estiveram a secretária municipal de Articulação Institucional, Ana Paula Rodrigues, e o presidente da Fundação Municipal do Patrimônio Histórico, Aquiles Andrade. "Recebemos o convite para participar deste importante evento da Embaixada da França e das Cités Unies France devido à proximidade institucional com a cidade de Saint-Malo, cujo acordo de cooperação em breve será concluído", disse Ana Paula.
Sobre a importância da proximidade com a França, Aquiles Andrade explica que "uma das primeiras propostas resultantes desta cooperação será um projeto de educação patrimonial, que permita o intercâmbio cultural entre o Brasil e a França, sensibilizando a comunidade de São Luís sobre a importância da preservação do patrimônio histórico", disse.
A delegação de São Luís participa, nos próximos dias, de uma reunião técnica no Escritório de Projetos Urbanos de Paris, depois, seguindo até Saint-Malo, para um encontro com o prefeito da cidade francesa e autoridades locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário