segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Prefeito Edivaldo recebe Embaixada de Portugal para fortalecer relações comerciais e turísticas

Prefeito Edivaldo e vice Julio Pinheiro
recebem representantes da Embaixada de Portugal
Estreitar as relações diplomáticas, trocar experiências e conhecer as potencialidades locais foram objetivos da visita de cortesia da Embaixada de Portugal no Brasil à capital maranhense. A comitiva esteve com o prefeito Edivaldo, na tarde desta segunda-feira (4), no Palácio La Ravardière para fortalecer as tratativas comerciais e turísticas do país europeu com São Luís. Na ocasião, o embaixador português Jorge Tito de Vasconcelos Nogueira Dias Cabral pontuou as semelhanças entre as duas regiões coirmãs.
"É sempre uma satisfação consolidar os laços e estreitar as relações com um país que tem muita semelhança conosco, sobretudo linguística e histórica. Nos interessa reforçar este convívio e formalizar parcerias com as trocas de experiências, para que conheçam um pouco mais da nossa cultura, arquitetura e turismo", enfatizou o prefeito Edivaldo.
O vice-prefeito Julio Pinheiro lembrou a forte presença de Portugal em São Luís e seu legado para a população maranhense. "A capital tem muito deste grande país em sua arquitetura, a língua comum, assim como os interesses comerciais e turísticos favorecem a aproximação. É um país que diz muito sobre e nós e sobre o qual temos muito a aprender e também a mostrar", avaliou o vice-prefeito.
O embaixador de Portugal no Brasil, Jorge Dias Cabral, ressaltou as peculiaridades da capital e suas afinidades com o país. "Somos nações com forte ligação histórica. A língua portuguesa nos une e temos todo o interesse em fortalecer esses laços com esta cidade. Esperamos poder firmar importantes parcerias e nos colocamos à disposição para fazer desta visita um começo de uma grande união", reforçou o embaixador.
RELAÇÕES
"Estamos avançando nas relações com outros países e Portugal é bastante significativo e emblemático pelas afinidades que temos. A intenção é conhecer as regiões e divulgar nossa cidade e nossos produtos para fortalecer uma rota de turismo", pontuou a secretária municipal de Turismo (Setur), Socorro Araújo.
A titular da Setur lembra que são diversas as ações da Prefeitura para manter relações com cidades estrangeiras e possibilitar a consolidação de parcerias comerciais. A Prefeitura tem feito parcerias e tratativas com diversos países, por meio do projeto Cidades-Irmãs, coordenado pela Secretaria Municipal de Articulação Institucional (Semai). Com a iniciativa, comitivas locais já trocaram experiências com cidades da China, Vietnã, França e Itália.
O vice-presidente da Câmara de Vereadores, Osmar Filho, apresentou lei de sua autoria e sancionada este ano pelo prefeito Edivaldo, que institui o dia 10 de junho como o Dia de Portugal, Camões e Comunidades Portuguesas em São Luís. "É a maneira que encontramos para homenagear os luso-brasileiros e o que eles fizeram e fazem pela nossa região", destacou o vereador.
Na data serão promovidas ações em homenagem e reconhecimento à influência da cultura portuguesa e a contribuição deste povo à capital maranhense em diversas áreas. No encontro estavam presentes ainda o secretário municipal de Planejamento (Seplan), José Cursino; o vice-cônsul de Portugal em Belém (PA), Francisco Neto Brandão; o vice-cônsul honorário de Portugal em São Luís, Abraão Freitas Valinhas; e o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro.
DIPLOMATA
Jorge Tito de Vasconcelos Nogueira Dias Cabral é natural de Coimbra e formado em Direito pela Universidade Católica em Lisboa. Ingressou na carreira diplomática em 1983, tendo exercido funções, entre outras, nas embaixadas portuguesas em Bonn, Cairo, Maputo e Teerã. Antes do Brasil, sua última colocação foi como embaixador de Portugal em Ancara, na Turquia, onde se encontrava desde 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário