domingo, 11 de fevereiro de 2018

Em São Luís, entrega da chave da cidade ao Rei Momo e desfile na passarela do samba abrem Carnaval de Todos

Vice Prefeito Júlio Pinheiro, Secretário Marlon Botão e a Corte de Momo

Com a entrega da chave da cidade à Corte Momesca, foi dada a largada para uma das festas mais aguardadas pelo público. Na noite desta sexta-feira (9), a Praça Nauro Machado, a Praça da Saudade e a Passarela do Samba aqueceram os tamborins com a abertura oficial do 'Carnaval de Todos 2018', que prossegue até a terça-feira, 13. A festa é promovida pelo Governo do Maranhão e pela Prefeitura de São Luís, por meio das secretarias ligadas à cultura, turismo, saúde e segurança.
Ao entregar a chave da cidade ao Rei Momo Danilo Ferreira, acompanhado da rainha Nyna Gracyelle e das princesas Rayane Moraes e Natália Silva, o vice-prefeito de São Luís, Júlio Pinheiro, manifestou o desejo de paz e alegria aos foliões de São Luís e visitantes. O vice-prefeito destacou que o calendário cultural maranhense tem se fortalecido com a parceria institucional entre Prefeitura e Governo do Estado. "Estamos caminhando para termos uma festa alegre, e, sobretudo, com tranquilidade, congraçamento e exaltação de nossos valores. Este é o verdadeiro sentido do carnaval", resumiu.
A secretária adjunta de cultura da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), Vanessa Leite, disse que a programação do 'Carnaval de Todos 2018' está bem diversificada, além de ter sido planejada com antecedência para que maranhenses e turistas pudessem aproveitar as festas carnavalescas com a melhor qualidade.
"No primeiro dia de festa, o artista maranhense foi o protagonista, pois esse é o momento que reconhecemos e damos valor ao que vem de nossa terra. Os brincantes podem esperar nos próximos dias atrações nacionais, além da festa no novo circuito que é o da Beira-Mar", disse Vanessa Leite.
Para o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão, a parceria do Governo do Estado com a prefeitura de São Luís se fortalece mais uma vez com a realização do Carnaval de Todos 2018. "Esse ano temos um circuito ampliado. O circuito da Beira-mar mostra que veio para ficar, consequentemente, temos um carnaval com muito mais participação popular. Com isso, São Luís volta a fazer parte do circuito nacional de carnaval de rua, que é uma de suas principais referência, com um diferencial que temos um concurso de passarela que é bastante significativo para a cidade de São Luís.
A estudante de biomedicina Mônica Torres, disse que estava se preparando para o 'Carnaval de Todos 2018' desde o mês de janeiro com as prévias, já que toda as sextas-feiras ia para Nauro Machado. "No mês passado a cidade já estava em clima de carnaval, então todas as sextas-feiras meus amigos e eu nos reuníamos para curtir as apresentações que ocorriam aqui na Nauro Machado. Confesso que depois do que vi hoje com a abertura do carnaval, estou ansiosa para os próximos dias de festa", falou a estudante.
A Praça Nauro Machado no primeiro dia do 'Carnaval de Todos 2018' recebeu os shows do Grupo Palmares, da banda do Abano, Tathy Estrela, banda Kayambá, Teresa Canto e Grupo Madrilenus. O público sambou ao som das tradicionais marchinhas carnavalescas, axé, samba e muito mais.
A abertura do 'Carnaval de Todos 2018' aconteceu também em um dos pontos mais tradicionais da cidade, no circuito Madre Deus. O berço do carnaval de rua arrastou uma multidão nesse primeiro dia de festa, fazendo que com que o público se divertisse ao som de Batuka Nego, Ribão D'Olodu, banda Tô Di Mais, Ivan Marques, Serrinha do Maranhão e Máquina de Descascar Alho.
PASSARELA 
A primeira noite de festa contou também com o desfile de blocos tradicionais
Também durante a abertura oficial do 'Carnaval de Todos 2018', a Passarela do Samba recebeu na Tenda do Tambor rodas de tambor com os grupos Juventude de São Benedito, Crioula de Eliézio, Rojão de São Benedito e Boa Esperança. Na primeira noite do concurso oficial de blocos tradicionais, 16 integrantes do grupo B desfilaram na Passarela do Samba "Chico Coimbra".
No segundo dia de festa que acontece neste sábado (10), a programação do 'Carnaval de Todos 2018' conta com tambor de crioula, blocos organizados, alternativos e tradicionais e tribos de índios, além de shows infantis e outros. No bairro Madre Deus, atrações acontecem na Vila Gracinha, Praça da Saudade e Largo do Caroçudo, onde Blocos Afro desfilam levando mensagem de respeito às manifestações religiosas.
O 'Carnaval de Todos 2018' oferece uma programação diferenciada voltada ao público infantil na Pracinha da Lagoa com Bailinho à Fantasia, Cordão Carnavalesco Foliões de Momo e show da Banda Unidunitê.
'Carnaval de Todos 2018'
A programação conta com a participação de artistas locais e nacionais, 33 blocos tradicionais, 11 blocos organizados, 18 blocos alternativos de trio, 11 escolas de samba, 10 tribos de índio, 11 blocos afro, 11 blocos de trio, 80 shows com artistas, 50 grupos de tambor de crioula, três turmas de samba e uma Casinha da Roça, além de bandas e artistas que farão shows no circuito Beira-mar, totalizando mais de 230 apresentações durante os dias de programação.
Neste sábado, a programação na Passarela do Samba tem início às 18h, com apresentação de grupos de tambor de crioula no entorno da passarela. O público poderá prestigiar, ainda, o desfile dos Blocos Tradicionais do Grupo A: Vinagreira Show, Os Vigaristas, Os Guardiões, Os Trapalhões, Os Brasinhas, Os Vampiros, Reis da Liberdade, Príncipe de Roma, Os Foliões, Originais do Ritmo, Os Gladiadores, Os Especialistas do Ritmo, Os Feras, Os Tropicais do Ritmo, Os Tremendões e Os Apaixonados.
Desfiles na Passarela do Samba integram a programação do Carnaval de Todos
A programação acontece no Circuito Madre Deus, de sexta a terça-feira de Carnaval. Na Praça da Lagoa e no Espigão Costeiro (programação infantil) a festa ocorre no sábado, 10; e no Circuito Beira-Mar, de domingo até terça–feira, 13. No interior do estado, o Carnaval de Todos 2018 também estará presente. Dezenas de municípios serão apoiados por meio de convênios celebrados entre a Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur) com as prefeituras.
Turismo
A partir de pesquisa realizada no período do pré-Carnaval, a secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo, mensura que São Luís registra este ano a maior ocupação do setor hoteleiro deste período. "Segundo levantamento que fizemos junto à Associação da Indústria do Setor Hoteleiro, os hotéis da cidade alcançaram neste final de semana taxas superiores a 85% de ocupação. É um dado histórico", cita Socorro Araújo.
O levantamento realizado pela Setur aponta um número crescente de turistas vindos da região Sudeste, onde a divulgação do destino São Luís e outros polos do Maranhão foi estrategicamente realizada em uma parceria da Prefeitura com o Governo do Estado. "O que estamos percebendo é que há pessoas vindas até do Rio de Janeiro em busca de uma festa mais tranquila. Essa sensação de segurança que todo o sistema tem transferido para os foliões tem sido fundamental para que as pessoas optem pela cidade para passear e se divertir", disse a secretária

Nenhum comentário:

Postar um comentário