sábado, 3 de fevereiro de 2018

Prefeitura de São Luís entrega óculos para estudantes da rede municipal e melhora aprendizado das crianças

Nesta sexta-feira (2), foram entregues 126 óculos
para estudantes da U.E.B. Henrique de La Roque
A Prefeitura de São Luís entregou, nesta sexta-feira (2), 126 óculos para estudantes da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Henrique de La Roque. O evento aconteceu no prédio da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), anexo ao Posto de Saúde do bairro Vila Embratel. A ação, que visa garantir a melhoria do aprendizado dos alunos, faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE), de iniciativa do Governo Federal e desenvolvido em parceria com estados e municípios. 
Em São Luís o prefeito Edivaldo tem colocado em prática o programa com o envolvimento das secretarias municipais de Saúde (Semus) e de Educação (Semed). O Hospital Universitário Presidente Dutra e as Óticas Diniz são parceiros na ação. 
O secretário de Educação, Moacir Feitosa, ressaltou que o programa acontece durante todo o ano com acesso a consultas oftalmológicas inteiramente gratuitas e entrega de óculos para os estudantes. "Os benefícios são muito grandes para essas crianças, é qualidade de vida enxergar bem. Com a saúde em dia, os educandos terão, certamente, maior sucesso escolar. O Programa Saúde na Escola tem sido executado com amplo sucesso em nossa rede e, em nome do prefeito Edivaldo, agradeço e parabenizo o esforço de todos da área da Educação e da Saúde, que fazem com que este programa aconteça", disse o secretário Moacir Feitosa.
A solenidade de entrega contou ainda com as presenças da secretária adjunta da Semus, Natália Mandorino, que na ocasião representou o secretário Lula Fylho; do superintendente da Área de Apoio ao Educando, Raimundo Nonato; da coordenadora da Saúde Comunitária da Semus, Vanessa Fonseca; da gestora da U.E.B. Henrique de La Roque, Rodvania Frazão Macedo e pais e responsáveis dos estudantes.
PARCERIA
Dos 126 óculos entregues, 25 são óculos especiais fornecidos pela Ótica Diniz. Uma das contempladas com os óculos foi a estudante Adriely Vitória Santos, 7 anos. "Meus óculos são lindos, eu mesma escolhi a cor. Estou muito contente com eles", comentou.
Segundo Josiete dos Santos Nogueira, mãe da estudante do 7º ano Abigail Santos Nogueira, 12 anos, os três filhos precisam de óculos e a oferta gratuita ajudou para economizar nas despesas. "Gostei muito do programa na escola, pois para nós, que temos outros filhos que também têm dificuldade de enxergar, se tornaria muito pesado conseguir pagar consulta e óculos para todos", disse a mãe.
Abigail falou que sua maior dificuldade era enxergar de longe. "Depois que coloquei o óculos já senti a diferença, minha preocupação era não enxergar direito, e, agora, com eles, estou me sentindo muito bem. Com certeza ainda vai ajudar nas minhas leituras", disse.
A gestora da U.E.B contemplada, Rodvania Frazão Macedo, contou que cerca de 1.300 estudantes da escola passaram pela consulta gratuita. "Todas as crianças da nossa escola polo e do anexo Menino Jesus de Praga compareçam ao oftalmologista para uma avaliação. A iniciativa reabilita e habilita pessoas, melhora o desenvolvimento individual de cada estudante, insere as crianças na sociedade e contribui para a aprendizagem e os índices da escola", disse.
"Todos os sentidos têm que estar bem", disse Cleiton Santos de Moraes, pai da pequena Ana Beatriz Cordeiro de Moraes, 10 anos, que recebeu seus primeiros óculos. "Muito feliz porque vou enxergar melhor. Sentia dificuldade de ver no quadro," contou a garota, entusiasmada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário